Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Alex Cruz toma posse como Procurador de Justiça do MPSC

Ele teve longa trajetória como promotor na Comarca de Criciúma, entre 1998 e 2022

Por Redação Florianópolis, SC, 09/02/2022 - 20:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em solenidade realizada por videoconferência, na manhã desta quarta-feira (9/2), Alex Sandro Teixeira da Cruz tomou posse no cargo de Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A cerimônia que oficializou a promoção do mais novo integrante do Colégio dos Procuradores do MPSC foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça (PGJ) da Instituição, Fernando da Silva Comin.  

Membro do MPSC desde 1988, o novo Procurador de Justiça ingressou na instituição atuando na Comarca de Joinville. Posteriormente, trabalhou nas Promotorias de Justiça de Urubici, Sombrio, Araranguá, e Criciúma, sua última comarca, onde o então Promotor de Justiça ficou entre 1998 e 2022. Ao longo dessa trajetória, também foi assessor do Procurador-Geral de Justiça e compôs três comissões - de concurso de ingresso na carreira, de estudos de renumeração de membros inativos e de recepção na eleição dos membros do CSMP -, e duas bancas - para concurso de ingresso na carreira e para processo seletivo de estagiário de Direito. No Colégio dos Procuradores de Justiça, o novo Procurador de Justiça do MPSC ocupará a vaga de Guido Feuser, que se aposentou recentemente após 41 anos de atuação na Instituição.  

A solenidade  

O secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Procurador de Justiça André Fernandes Indalencio, fez a leitura do termo de posse e a tomada do compromisso de Alex Sandro Teixeira da Cruz. Na sequência, o Procurador de Justiça Luiz Ricardo Pereira Cavalcanti, em nome do Colégio de Procuradores, deu as boas-vindas ao novo Procurador. "É com imensa alegria e renovada esperança que assistimos à chegada do colega Alex Sandro Teixeira da Cruz ao posto de Procurador de Justiça, onde, como é do seu feitio, certamente continuará dando o melhor de si na defesa do Ministério Público, para que ele possa continuar lutando contra a desigualdade e a exclusão social", frisou Cavalcanti.  

Em discurso emocionado, o novo integrante do Colégio dos Procuradores de Justiça falou dos desafios e da responsabilidade de assumir o posto, relembrou sua trajetória de vida, compartilhou episódios pessoais e creditou ao falecido pai, Herohito Vianna da Cruz - ex-Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) -, o interesse pela atuação no Ministério Público.   

Alex Sandro também citou diversos colegas, amigos e familiares que fizeram e fazem parte de seu percurso profissional e os agradeceu mencionando o escritor francês Honoré de Balzac. "Lembro Honoré de Balzac, quando dizia que 'a gratidão é o que perfuma as maiores almas e o que azeda as almas menores'. Daí porque, na esperança de tornar minha alma grande, procuro cultivar a gratidão para com todos aqueles que me ajudaram a ser o que sou, agradecendo a quem faz parte desta história, inclusive em relação aos que aqui não foram mencionados expressamente, mas que também têm seu lugar cativo em meu coração", finalizou seu discurso, reafirmando o compromisso com a Instituição e com o povo catarinense.  

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, destacou as virtudes do novo Procurador de Justiça do MPSC. "Alex Sandro Teixeira da Cruz possui profunda compreensão da realidade, da complexidade e da beleza não só do Ministério Público catarinense, mas também brasileiro, do Sistema de Justiça, do Estado, da sociedade e da natureza das pessoas.  Ascende ao último degrau da carreira do MP num momento muito importante, de grandes definições e reavaliações da própria natureza da atuação do MP em uma das áreas mais tradicionais, que é a área tutela penal. A partir de instrumentos novos que nos foram colocados ao manejo diário das nossas atribuições, como por exemplo os acordos de não persecução, a revisão dos inquéritos policiais e uma série de novos instrumentos, temos a necessidade de refletir sobre a nova forma de atuação do MP, principalmente no 2º grau da nossa instituição".  

O cargo de Procurador de Justiça  

Os Procuradores de Justiça manifestam-se em todos os processos em grau de recurso, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desde que propostos inicialmente pelo Promotor de Justiça ou que envolvam interesse público.  

Opinam quando a decisão do Juiz é questionada pelo acusado ou pelo próprio MP. E atuam, ainda, quando o Ministério Público não concorda com uma decisão do Tribunal de Justiça e recorre ao próprio Tribunal de Justiça ou aos tribunais de jurisdição superior: Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF), ambos sediados em Brasília (DF).   

Existem Procuradorias de Justiça em duas grandes áreas: cível e criminal. Cada Procuradoria de Justiça é coordenada por um Procurador de Justiça. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito