Um alpinista morreu e outro ficou preso a uma altura de 200 metros na manhã de domingo, 11, em Urubici. O acidente ocorreu após uma pedra deslizar do Cânion Espraiado, na Serra de Santa Catarina, onde os dois jovens realizavam rapel. O socorro demorou seis horas e foi feito por policiais militares com a ajuda do helicóptero Águia 04 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
O empresário Lucas de Zorzi, de 39 anos, foi atingido na cabeça, ficou inconsciente e morreu. O outro alpinista que acompanha Lucas não conseguiu se mover do paredão e foi resgatado com ferimentos leves.
Segundo relato do sobrevivente, uma pedra deslizou no momento em que ele e Lucas subiam o cânion, por volta das 10h, atingindo ele na cabeça. Após o acidente, o homem conseguiu chamar por ajuda pelo celular.
A região era de difícil acesso e um dos cinco socorristas que participaram do resgate, precisou descer do helicóptero por meio de uma corda. Lucas, chegou a ser encaminhado ao Hospital Nossa Senhora do Prazeres, em Lages, e o óbito foi confirmado pelo médico do Samu. Em seguida, a aeronave retornou ao local e socorreu o segundo alpinista. Socorristas precisaram utilizar a técnica McGuire.
Fonte: G1 SC