O último dia de atividades da Universidade em 2019 foi marcado por uma grande notícia para a saúde da comunidade. Na manhã desta sexta-feira, 20, foi realizada a entrega e assinatura dos recursos da ordem de R$ 200 mil para o Ambulatório de Feridas. Os recursos são provenientes de uma emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá.
Inaugurado em julho de 2016, o Ambulatório de Feridas é fruto de uma parceria entre a Universidade e a prefeitura de Criciúma, e atende pessoas com lesões agudas ou crônicas, simples ou complexas. O Ambulatório funciona nas Clínicas Integradas da Unesc e realiza dez atendimentos ao dia. Além disso, realiza três visitas domiciliares por dia para pacientes que não podem se deslocar até a Instituição.
Até 2019, foram 210 pacientes com alta. A equipe interdisciplinar do Ambulatório conta com enfermeiros e profissionais especializado em estomaterapia. As atividades são realizadas em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação), que tem a enfermeira Maria Madalena Santiago atuando também no Ambulatório.
Segundo a coordenadora do Ambulatório de Feridas, Anias Belmiro, o trabalho realizado no local colabora com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, uma vez que com as lesões cicatrizadas, as pessoas retomam suas atividades e se sentem mais motivadas. A coordenadora do CER e das Clínicas Integradas, Mágada Tessmann, salientou a importância do trabalho para a sociedade e o quanto uma lesão que não for bem cuidada pode trazer de transtornos para o paciente e onerar os cofres públicos. Mágada ainda deu uma boa notícia: no próximo ano, o espaço será ampliado e o atendimento ocorrerá em duas salas, possibilitando assim, que mais pessoas sejam beneficiadas.
O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, salientou a importância dos recursos e o quanto ele ajudará à população que necessita de cuidados. Casagrande agradeceu a deputada federal pelo olhar especial para a saúde. "Gratidão à deputada Geovania que enxergou a necessidade das pessoas com lesões e o olhar que sempre dá para a saúde no nosso município. Gratidão também à Unesc, grande parceira do município e com um trabalho fantástico na formação de profissionais, que tanto tem colaborado para a humanização do atendimento e o olhar diferenciado para a saúde".
A deputada enalteceu a importância do Ambulatório de Feridas para a comunidade e do trabalho que a Unesc faz na área da saúde, com a formação de profissionais, atendimentos e projetos. "A Universidade impacta positivamente a vida das pessoas. Nós vivemos a Unesc. Esta emenda foi um pequeno gesto e teremos notícias maiores ainda para dar", afirma.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, encerrou as falas da cerimônia desta sexta-feira agradecendo pelo olhar de Geovania para a Universidade e a sua abertura ao diálogo com a Instituição em diversos momentos. Luciane salientou que o recurso de R$ 200 mil irá beneficiar todo o município, tanto pacientes atuais quanto os que poderão precisar de atendimento. A reitora comentou ainda que o Ambulatório de Feridas irá ampliar as parcerias com os cursos da área da saúde, para poder colaborar cada vez mais com a qualidade de vida das pessoas que passam pelo local.
Alguns dos pacientes do Ambulatório de Feridas da Unesc deram seus depoimentos sobre o local. Entre eles, Ricardo Coral, morador do Distrito de Rio Maina e que utilizou ao longo do ano, os serviços do espaço. "Nós recebemos um atendimento muito bom. Somos tratados com muita atenção e carinho. Imaginem se não tivéssemos o Ambulatório, quantas pessoas teriam que ficar mais tempo em recuperação".