Nos próximos meses vão começar as obras de pavimentação da quarta etapa do Anel de Contorno Viário de Criciúma, em trecho entre a Vila Zuleima e o acesso ao Rio Maina pela Avenida Luiz Lazzarin. O secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, anunciou a conclusão da licitação que teve como vencedora a empresa Setep, de Criciúma, que executará a obra no treco de 2,6 quilômetros.
"Criciúma e região, outros prometeram, o governador Moisés não prometeu, assumiu o compromisso e está fazendo", anunciou o secretário. "Agora é dar o trâmite administrativo do contrato para em breve fazer a ordem de serviço. A parte de licenciamento e desapropriação estão sob responsabilidade da prefeitura de Criciúma", reforçou.
A extensão da via começa em um trecho onde o asfalto termina logo adiante do condomínio Moradas da Colina e do viaduto sobre a SC-445. Ali já houve acidentes, em função do desconhecimento de alguns motoristas de que o asfalto termina. A sinalização esteve coberta pelo mato recentemente. Há poucas semanas, um motorista precisou lançar uma carreta em direção à margem da rodovia para evitar um acidente. Esse condutor vinha de São José, na Grande Florianópolis, para buscar uma carga de carvão em Siderópolis e foi levado ao ponto pelo GPS.
No fim do asfalto do Anel Viário no local há um morro de terra que cria uma barreira parcial em direção à sequência da estrada, que a partir dali é de chão batido e bastante irregular, costeando os bairros Monte Castelo, Vila Zuleima e Vila Francesa até alcançar a Avenida Luiz Lazzarin, onde uma rótula será construída para receber o tráfego do Anel Viário em direção ao Rio Maina. É provável que essa seja a última etapa, já que dali por diante a urbanização dos bairros não permite a conexão prevista nos anos 90 com o trecho inicial do Anel Viário, na Rodovia Antônio Justi.
A terceira etapa do Anel Viário, também feita pelo Governo do Estado, foi executada entre os bairros São Simão e Vila Zuleima e inaugurada em janeiro 2017, pelo governador Raimundo Colombo, e contou com investimento de R$ 43 milhões em um trecho de 6,8 quilômetros.