Na semana passada, 27 pinguins foram encontrados mortos nas praias de Laguna e Imbituba. Além disso, uma leitora do 4oito enviou foto do Balneário Rincão, onde avistou estes animais, também mortos na orla. Segundo ela, havia cinco somente entre as duas plataformas. Já no sábado, A ONG Educamar encontrou 59 pinguins mortos em Balneário Gaivota e Balneário Arroio do Silva, na Amesc.
O Engenheiro Ambiental de Balneário Rincão, Paulo Amboni, diz que o fato não foi identificado na semana passada, mas não há como afirmar que não teve. “Depende de onde estavam a maré pode levar. É um fato, digamos que rotineiro, porque o animal pode estar fraco, debilitado”, explica.
Ele diz ainda que os animais surgem no litoral do Sul de Catarina porque, principalmente vindos da Patagônia, na Argentina, em busca de águas menos frias “Eles acabam ficando debilitados devido à mudança, entram na corrente marítima e vão de um lugar para outro”, fala.
Quem avistar pinguins na orla de Balneário Rincão, pode entrar em contato com a Central de Atendimento da prefeitura pelo 3468-7230.