Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Apesar de decreto do governador, transporte coletivo funciona normalmente em Criciúma

Carlos Moisés editou decreto na terça-feira proibindo a circulação dos ônibus municipais; ACTU se reunirá com a prefeitura nesta manhã

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 18/03/2020 - 07:43 Atualizado em 18/03/2020 - 09:07
Foto: Arquivo / Divulgação
Foto: Arquivo / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Apesar do decreto editado pelo governo estadual proibindo a circulação do transporte coletivo municipal, os ônibus começaram o dia operando normalmente em Criciúma. A medida, anunciada na terça-feira, 17, pelo governador Carlos Moisés (PSL), será publicada nesta quarta e suspende por sete dias "a circulação do transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros", dentre outras probições.

A Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) disse que permanecerá com as atividades até que sejam estabelecidos os termos pelo poder municipal. Quem falou sobre o assunto foi o diretor da ACTU, Davi Tiscoski, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta quarta-feira.

"Em Criciúma, falaremos com o poder público municipal, que é o poder concedente do serviço, para que sejam estabelecidas as diretrizes (da circulação do transporte público) no município. Nossa atividade é essencial e um direito social, está baseada nos princípios da continuidade do serviço, generalidade e universalidade. Nós temos que atender aquelas pessoas que vão para a farmácia, hospital e trabalho. É uma atividade diferenciada e que exige uma atenção especial do poder público", disse.

A determinação de Carlos Moisés inclui suspensão de outras atividades, como academias e eventos sociais, proibição de nova hospedagem na rede hoteleira e diminuição da atividade fabril em cidades em que o contágio do Covid-19 é comunitário, ou seja, não há identificação de quem foi o transmissor.

A ACTU afirma que a determinação para suspender as atividades ou não do transporte coletivo deve partir do município e será feita uma reunião com o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) na manhã desta quarta. Na terça, a prefeitura decretou a proibição de missas, cultos e eventos sociais na cidade. 

"Agora pela manhã os serviços (do transporte) continuam até que haja posicionamento do poder público. No âmbito do município, cabe ao município definir as diretrizes. Há o conflito em função do estado de emergência, por isso a necessidade das empresas contactarem o poder municipal para que ele verifique essa questão e estabeleça como será o serviço em Criciúma", concluiu Davi. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito