Por volta das 11h35min desta segunda-feira, policiais rodoviários federais realizavam ronda na BR-101, em Maracajá, quando se depararam com uma motocicleta Honda XR 300 na contramão de direção da BR-101 duplicada. A moto estava com a placa encoberta e com dois ocupantes. Os policiais imediatamente iniciaram a perseguição dos homens que fugiram em alta velocidade, depois acessando a pista correta e logo saindo da rodovia por uma estrada não pavimentada.
Os policiais tomaram conhecimento que tratava-se de uma dupla que acabara de realizar um roubo a um malote de dinheiro em Maracajá. O acompanhamento tático continuou por estradas da região e um pouco à frente a moto parou e o passageiro desembarcou e correu para a mata. Os policiais continuaram a perseguição à moto e esta entrou em uma estrada particular e se deparou com uma cancela de arame. Ao desviar da cancela, o motociclista caiu numa plantação de arroz e fugiu a pé. Foram mais de 16 quilômetros de perseguição.
A Polícia Militar foi ao local em apoio, inclusive com helicóptero, e iniciaram as buscas na região. O condutor da moto foi logo encontrado escondido no barranco do rio. Ele estava com um revólver calibre 22, com sete munições e com a bolsa do roubo, a qual continha R$ 6.104,00 em espécie.
Os policiais foram informados que o outro assaltante teria pedido ajuda em uma casa e foi identificado por moradores. O pai deste assaltante foi visto na região, procurando-o provavelmente para resgatá-lo. Ele confessou que seu filho o tinha procurado naquela manhã para pedir um capacete emprestado porque iria realizar um assalto em um posto de combustível. O homem foi levado à Polícia Civil como testemunha e teve seu celular apreendido no qual havia conversas com seu filho.
Na sequência os policiais descobriram que a moto havia sido roubada em Araranguá na noite anterior. O motociclista preso foi conduzido para a Polícia Civil e as buscas na região continuam. O segundo assaltante já foi identificado.