Araranguá comemora 142 anos de emancipação neste domingo (03). No entanto, as comemorações foram antecipadas para este sábado (02). Uma série de atrações serão realizadas ao longo do dia. A solenidade das festividades teve início às 08h30m. O programa Cidades do Sul, da Rádio Som Maior, apresentado pelo jornalista Adelor Lessa, foi realizado, ao vivo, diretamente da Praça Hercílio Luz, no centro da cidade.
Durante discurso, o prefeito, César Cesa, diz que há muito o que comemorar. "Temos muito o que comemorar. O desenvolvimento de Araranguá, definitivamente, começou. Todos nós estamos de parabéns", comemora.
Araranguá está entre as 20 cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina. "O resultado é sempre feito em cima de trabalho. Negócio é trabalho. Um dos motivos dos investimentos é o resgate do prazer de ser araranguaense. Abrimos de 10 a 12 empresas todos os dias. Estamos atacando na agricultura e no turismo. As pessoas estão tendo prazer em ser e estar em Araranguá", frisa o prefeito.
A primeira-dama, Dione Cesa, fez questão de enaltecer o trabalho de César Cesa à frente do executivo. "O César está prefeito e tudo é passageiro. Mas, Araranguá está em boas mãos e a cidade está de parabéns, mesmo. Olha a nossa decoração de Páscoa, que linda. Vamos contribuir com esse restante de mandato do César".
A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, informou que há parcerias muito boas da universidade em Araranguá. "Queremos colaborar com projetos. Hoje, ofertamos 32 cursos em Araranguá. São em torno de 300 alunos de pró-graduação".
O ex-deputado, Jorge Boeira, representou a Metalúrgica Pagé, uma das maiores empresas de Araranguá. Ele deveça o bom momento da Pagé. "A Pagé tem 53 anos. Hoje somos líderes dos mercados de cilos no país. A empresa vem passando por momento bom, em função da gestão. Araranguá gerou em torno de 750 empregos, uma boa parcela desses empregos foi na Pagé", informa Boeira.
O presidente da CDL de Araranguá, Everaldo Apolinário João, pontua que o município é diferente de tudo. "Araranguá é diferente de tudo. É mágica. Nós da CDL estamos passando por um momento especial. O poder público está recuperando a cidade. O próprio comerciante está melhorando seus estabelecimentos. Viver em Araranguá é maravilhoso", enaltece.
Na saúde, a prioridade do Hospital Regional é ampliar os serviços, de acordo com o diretor, Dr. Kristian de Souza. "É um hospital referência aos 15 municipios da Amesc. Nosso planejamento em 2022 é ampliar os serviços. Os atendimentos passam de 15 mil por mês. Tivemos um pouco de dificuldade com o governo estadual, mas vamos alinhar os pensamentos, pensando na saúde de todos".
As obras do Hospital da Unimed, em Araranguá, estão em andamento. O prazo de conclusão é março de 2023, porém, poderá ser antes. A informação é do diretor técnico, Dr. Eloir Ribeiro. "A obra está andando. A conclusão está prevista para março do ano que vem, mas pode ser antecipado para dezembro deste ano. E o hospital não será apenas para Araranguá, mas para toda a região da Amesc. A princípio, o hospital da Unimed de Araranguá será mais tecnológico. A capacidade inicial será de 30 leitos, mas quando abrir, devemos duplicar ou triplicar o número de leitos", explica.
Jair Anastácio, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, fala da importância do gestor público olhar para o futuro, mas não deixando de agir no presente. "O gestor precisa ter um olhar para o desenvolvimento da cidade, a médio e longo prazo, mas não pode se descuidar do que está acontecendo agora. Araranguá vive um momento novo. Eu estou muito otimista e entusiasmado com o momento da cidade", pontua.
Confira o podcast do programa Cidades do Sul, na íntegra, direto de Araranguá: