Araranguá comemorou 142 de uma linda história neste domingo (3). As comemorações alusivas, tiveram início no último sábado (2) com uma diversificada programação que iniciou às 8h30min e se estendeu até meia noite. Foram vários shows e apresentações culturais, que destacaram e resgataram as tradições açorianas, além de exposições dos trabalhos das secretarias municipais, em 15 estandes montadas na Praça Hercílio Luz, além de brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão doce e também, com a presença do Homem de Ferro.
A praça Hercílio Luz deve ter recebido seu último grande evento este ano, pois passará por uma ampla reforma nos próximos meses. Pela manhã, após o cerimonial oficial de abertura, aconteceram shows musicais e apresentações realizadas pela Casa da Fraternidade. A tarde a programação cultural seguiu com o Grupo de Capoeira do CRAS e apresentação teatral da Trupe da Aurora.
Durante todo o dia, a Secretaria de Saúde realizou vacinações e testes rápidos de hepatite. Já a Secretaria de Educação, apresentou diversas maquetes que representavam pontos conhecidos da nossa cidade. No início da noite, aconteceu a reabertura do Museu Histórico de Araranguá, com três exposições: “Ferrovia em Araranguá”, “Vestígio de um Tempo” e “História e poesia”, que também resgataram e contaram parte da história desses 142 anos da cidade.
As exposições lembram e contam, como era a antiga estrada de ferro, e passa também, pela lembrança da poetisa araranguaense Maria Leofrisio, a “Maria Pipoqueira”, que nos deixou em 2008, mas que até hoje ainda é reverenciada, através de diversas poesias que surpreende a todos. Seguindo a programação, a noite teve seu ponto alto com a apresentação do show da cantora Nanda Virtuozo.
A programação do aniversário fechou no domingo, com a realização da corrida rústica Dioclésio Pereira Machado, com a participação de mais de 150 pessoas. Segundo o prefeito Cesar Cesa, “nossa cidade, é sim a Rainha do Sul Catarinense, estamos entre as vinte maiores cidades do estado e já somos a décima sexta em geração de emprego. Estamos reestruturando nossa cidade com obras emblemáticas que melhorarão a qualidade de vida e a autoestima dos araranguaenses. Temos muito a comemorar e de nos orgulhar nestes 142 anos de uma linda história'', comemora.