O último sábado do mês de abril foi marcado pelo Dia D da Campanha de Vacinação contra gripe e sarampo. Com os postos abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, o público-alvo teve a oportunidade de comparecer na unidade mais próxima para receber a imunização. Além de idosos e adultos, a vacinação é destinada também para crianças de 6 meses a 4 anos de idade.
Para atingir o público, a estratégia da secretaria de saúde foi apostar em atividades que atraíssem a criançada que, por vezes, se sentem inseguras em comparecer no posto de saúde. Com isso, pela manhã o trenzinho da alegria esteve à disposição fazendo o trajeto da quadra central até o posto, aproveitando para transportar as crianças (acompanhadas de pais/responsáveis) para atualizar a caderneta de vacinação e receber a imunização da gripe e do sarampo. As crianças e famílias embarcaram do evento "Família e Escola" com destino à unidade de saúde, onde puderam, com alegria, curtir o trajeto com animação e retornarem imunizados.
O trenzinho ficou à disposição pela manhã. Já no período da tarde, o Posto Central contou com cama elástica, escorrega e algodão doce, além de muitas brincadeiras, para divertir as crianças. A estratégia deu certo, os pais compareceram e as crianças se divertiram. "Apostamos na estratégia do trenzinho da vacina e nos atrativos para as crianças; e estamos satisfeitos. Muita gente compareceu e avaliamos o resultado final como muito positivo", registrou o secretário de saúde, Rogério Ferreira da Costa Junior.
De acordo com a vigilância epidemiológica municipal, aproximadamente 400 pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha compareceram para se vacinar.
Para quem ainda não compareceu na unidade de saúde, a vacinação continua. O público-alvo da vacinação é o seguinte:
▪︎ Sarampo: trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 4 anos de idade.
▪︎ Gripe: Crianças de 6 meses a 4 anos; gestantes e mães até 45 dias após o parto; idosos com 60 anos ou mais; indígenas; professores; pessoas com comorbidades/deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; profissionais das forças de segurança e salvamento; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.