O feriado de 7 de setembro foi diferente em 2021. Ele já havia sido em 2020, primeiro ano sem os tradicionais desfiles em comemoração à independência do Brasil.
Mas neste ano, estes desfiles deram lugar às manifestações, ocorridas em diversas cidades da Região Sul de Santa Catarina e na BR-101.
Em Maracajá, o único bloqueio da rodovia federal na região. Os manifestantes bloquearam a pista nas proximidades da praça de pedágio por volta das 6h30min, onde permaneceram até às 10h20min e deixaram o local após acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
Confira também:
Cobertura especial da Som Maior e do 4oito mostra as manifestações deste 7 de setembro
Em Criciúma, os simpatizantes do presidente da República, Jair Bolsonaro, se concentraram na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, no bairro Próspera. No local, discursaram, reproduziram áudios de Bolsonaro e saíram em carreata pela Avenida Gabriel Zanette.
Houve mobilização também em Morro da Fumaça. No município, os participantes do ato realizaram carreata que saiu do bairro Naspolini, na SC-443, percorreram a Rua 20 de Maio, principal da cidade, entre outras, até a praça da prefeitura.
Ainda na Amrec, Forquilhinha também teve carreata. Um grupo saiu de um dos bairros e foi até o Centro, onde se encontrou com os demais manifestantes para dar continuidade à ação.
Confira também:
Manifestação é registrada em Araranguá
Confira a galeria de fotos das manifestações deste dia 7 de setembro
Cidades da região registram manifestações
Voltando à Amesc, uma carreata foi organizada para o período da tarde. Com bandeiras e buzinando, os araranguaenses participantes da mobilização saíram em direção à cidade vizinha de Maracajá.
BR-101, em Maracajá:
Rua da Gente, em Criciúma:
Morro da Fumaça: