Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Até celebrações de casamentos e funerais estão comprometidas

Diocese anuncia lista de limitações de atividades por conta do coronavírus. Missas estão suspensas

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 17/03/2020 - 15:36 Atualizado em 17/03/2020 - 15:37
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em longa carta publicada nesta terça-feira, 17, a Igreja Católica anuncia uma série de alterações em sua rotina de atividades na Diocese de Criciúma, por consequência da pandemia de coronavírus. Entre as mudanças, além da suspensão de missas, há recomendações de cuidados com celebrações de casamentos e funerais.

Sobre os casamentos, a Diocese recomenda diálogo com familiares e noivos para tomar os devidos cuidados. Em relação a despedidas fúnebres, se solciita que as mesmas ocorram em ambientes abertos, sejam breves e contem com poucas pessoas. Confira abaixo a relação de recomendações:

Ao Clero e aos Fiéis da Diocese de Criciúma, Saúde e Paz!
 

A Diocese de Criciúma, por meio de seu Bispo Diocesano Dom Jacinto Inácio Flach, determina, por meio de nota oficial, após uma reunião com os órgãos de saúde pública e alguns padres, suspensão por tempo indeterminado:
 

    • Catequese com crianças, jovens e adultos;
    • Visitas aos doentes e idosos;
    • Mutirão de confissões;
    • Qualquer tipo de reunião, formação, encontro de grupos de oração, encontro dos grupos de movimentos, mesmo que esses aconteçam nas casas, devem ser suspensos.
    • Os casamentos agendados para os próximos finais de semana, devem ser dialogados com a família dos noivos;
    • Os funerais sejam realizados com um número reduzido de pessoas e em ambientes abertos, sendo que, os ministros extraordinários das Exéquias ou padres que forem realizar, os façam de maneira breve, sendo dispensados de cumprirem o rito completo das exéquias. Deve ser marcado com os ministros e os padres o horário exato de ir fazer as exéquias.
    • Nossas secretarias paroquiais deverão funcionar em horário reduzido, sendo que o povo deve ser orientado para ir a secretaria o estrito necessário. 
    • Os colaboradores remunerados de nossas paróquias com mais de 60 anos ou com doenças crônicas, devem ser dispensados dos trabalhos.
    • Os padres devem permanecer nas suas respectivas paróquias, para possíveis necessidades dos fiéis. É importante que os fiéis sintam a presença do seu pastor em horas difíceis. 
    • Evite-se em nossas secretarias, todo e qualquer tipo de aglomeração de pessoas. Não podendo haver, mais que três pessoas ao mesmo tempo. Procurando manter uma distância de dois metros de cada pessoa. Manter o cuidado com a higienização do ambiente e a disposição de álcool em Gel 70 para os fiéis;
    • Todas as atividades programadas em calendário diocesano e paroquial estão suspensos por tempo indeterminado;
Quanto as Missas e Celebrações da Palavra em nossas Comunidades: 
    • Todas as missas e celebrações da Palavra, estão suspensas por tempo indeterminado.
    • Seja dada a oportunidade de os fiéis acompanharem as celebrações pelas redes sociais, rádios e televisão de forma privada. Se possível em todas as paróquias, manter os horários das celebrações, transmitidas pelas redes sociais Rádio ou TV, contudo, todas as celebrações serão realizadas de maneira privada, sem a presença dos fiéis. Neste momento, os fiéis estão dispensados do preceito dominical até a próxima orientação.
    • Todas as celebrações da semana santa sejam transmitidas pela Rádio, TV e redes sociais, de maneira privada, sem a presença dos fiéis.
    • A Missa Crismal com a bênção dos Óleos do Batismo e dos enfermos, consagração do óleo do Crisma e Renovação das promessas sacerdotais, que aconteceria, na paróquia Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa do Sul, está suspensa. A mesma acontecerá de maneira privada na catedral São José e será transmitida.
    • As ordenações presbiterais que aconteceriam nos dias 21 de março e 28 de março de 2020, acontecerão de forma privada e serão transmitidas.
    • Oriente-se aos fiéis, que permaneçam em sua casa e em oração, como Igreja doméstica.
    • Mesmo não acontecendo as celebrações públicas, as nossas Igrejas permanecerão abertas para as orações individuais. Contudo, evite-se orações em grupo e possíveis aglomerações.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito