O dia 15 de junho é mundialmente conhecido como o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Por isso, a Secretaria da Assistência Social e Habitação de Criciúma está pensando em estratégias relacionadas aos atendimentos de casos de negligências por parte de familiares de idosos. Uma capacitação para os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foi realizada nesta segunda-feira, 15, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
A capacitação foi realizada para que os casos de negligências sejam atendidos nos Cras e não no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). Isso porque o Creas pertence à Média Complexidade, que é quando já houve a violência e a violação de direitos. “A negligência é a omissão dos cuidados para com a pessoa idosa. Geralmente é um filho que cuida do idoso e que recorre ao Creas para que seja feita uma reunião familiar, a fim de dividir responsabilidades”, explicou a assistente social do Creas, Mariela Renata Paseto.
Os casos de negligência, quando não há outra situação de violência na família, podem ser trabalhados nos Cras, através de mediação familiar. “Pensar em capacitações e discutir as questões técnicas do serviço, também é uma das preocupações da gestão. A capacitação de hoje foi realizada com o intuito de que, cada vez mais, os Cras estejam preparados para atender essa nova demanda e fazer as mediações com as famílias. Com os técnicos bem preparados, os trabalhos estarão ainda mais qualificados, fortalecendo a prevenção e evitando novas situações de violência”, disse a secretária municipal da Assistência Social e Habitação de Criciúma, Patrícia Vedana Marques.