Aumentou significativamente o número de atendimentos de pacientes suspeitos de Covid-19 no Pronto Atendimento de doenças respiratórias da Unimed, em Criciúma. De acordo com o presidente da entidade no município, Leandro Avany Nunes, o aumento pode ser, também, decorrente da chegada do frio na região.
"Naturalmente que com o aumento do frio, os sintomas gripais começam a ter uma prevalência maior na população. Tínhamos uma média de atendimento de 12 a 16 no PA, para Covid-19 e doenças respiratórias, ontem tivemos 45 atendimentos", ressaltou Leandro.
Cinco pacientes sintomáticos, os quais realizaram a tomografia e apresentaram a lesão tomográfica compatível com o novo coronavírus, foram internados nesta segunda-feira, 29, na Unimed. Leandro explica ainda que há diferentes tipos de testes, adequados à cada caso, para pacientes suspetos da doença, e que um teste realizado em uma hora errada pode acabar implicando em um falso negativo.
"Sabemos que tem três tipos de testes. O PCR, que diagnostica o vírus e só positiva por volta do quinto dia. Se eu comecei a ficar gripado hoje, não adianta correr para a unidade pública ou privada para fazer teste, porque você vai ter uma sensação de falsa segurança caso dê negativo e pode acabar infectando outras pessoas, além de um agravamento na doença", afirmou.
"Se tenho sintomas, espero cinco dias. Se tenho sintomas mais gravees como falta de ar e tosse severa eu procuro imediatamente a unidade de saúde, que então o médico irá indicar o melhor teste. O teste rápido não adianta fazer antes dos sete dias. Já o teste sorológico, que é um terceiro, só dá positivo depois de 10 dias", emendou.