Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Baleia jubarte encalha no Arroio do Silva

Mamífero já se encontrava em avançado estágio de decomposição

Por Vitor Netto Balneário Arroio do Silva - SC, 22/11/2020 - 10:20 Atualizado em 22/11/2020 - 10:38
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma baleia Jubarte, um mamífero adulto já em avançado estágio de decomposição, foi encontrado encalhada na manhã deste domingo, 22, na orla da praia do Balneário Arroio do Silva. A área foi isolada pela Equipe da ONG Educamar e profissionais foram chamados para o desencalhe. 

De acordo com a presidente da Educamar, Suelen Santos, trata-se de uma baileia adulta, de aproximadamente seis metros de comprimento. A causa da morte ainda não pode ser confirmada devido ao avançado estado de decomposição, com a morte estimada em aproximadamente uma semana. "A corrente de marítima trouxe ela para a orla. Pode ser um acidente com barco, pode causa natural. Não sabemos dizer devido a decomposição. Agora temos que esperar a Unesc e o instituto Australian trabalharem com os laudos para depois realizarmos o desencalhe, com o auxílio da prefeitura com máquinas", explicou à reportagem do 4oito.

A expectativa é de que o desencalhe seja realizado ainda neste domingo. "Após os laudos, os protocolos e o desencalhe, vamos fazer o sepultamento. É realizado o corte da carcaça e fazemos o sepultamento aqui na região, perto do mar. É importanque que seja feito na região marítima porque o animal faz parte da cadeia alimentar dos animais", afirmou. 

Encalhes de baleias na região

Conforme Suelen, a época faz com que as baleias apareçam no mar da região, contudo o último encalhe registrado no Sul foi em 2017, quando uma baleia de Bryde apareceu encalhada em Passo de Torres. "Aqui na região é mais comum aparecer a baleia franca. Essa baleia jubarte é mais comum no Nordeste", comentou. 

Área isolada no Balneário Arroio do Silva (Foto: Divulgação)

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito