Uma baleia Jubarte, um mamífero adulto já em avançado estágio de decomposição, foi encontrado encalhada na manhã deste domingo, 22, na orla da praia do Balneário Arroio do Silva. A área foi isolada pela Equipe da ONG Educamar e profissionais foram chamados para o desencalhe.
De acordo com a presidente da Educamar, Suelen Santos, trata-se de uma baileia adulta, de aproximadamente seis metros de comprimento. A causa da morte ainda não pode ser confirmada devido ao avançado estado de decomposição, com a morte estimada em aproximadamente uma semana. "A corrente de marítima trouxe ela para a orla. Pode ser um acidente com barco, pode causa natural. Não sabemos dizer devido a decomposição. Agora temos que esperar a Unesc e o instituto Australian trabalharem com os laudos para depois realizarmos o desencalhe, com o auxílio da prefeitura com máquinas", explicou à reportagem do 4oito.
A expectativa é de que o desencalhe seja realizado ainda neste domingo. "Após os laudos, os protocolos e o desencalhe, vamos fazer o sepultamento. É realizado o corte da carcaça e fazemos o sepultamento aqui na região, perto do mar. É importanque que seja feito na região marítima porque o animal faz parte da cadeia alimentar dos animais", afirmou.
Encalhes de baleias na região
Conforme Suelen, a época faz com que as baleias apareçam no mar da região, contudo o último encalhe registrado no Sul foi em 2017, quando uma baleia de Bryde apareceu encalhada em Passo de Torres. "Aqui na região é mais comum aparecer a baleia franca. Essa baleia jubarte é mais comum no Nordeste", comentou.