Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Bares e restaurantes de Criciúma querem alinhar horários com municípios vizinhos

Empresários do setor alegam que estão perdendo clientes pela limitação de atendimento até as 23h, enquanto em outras cidades vai até a 1h

Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 11/01/2021 - 18:03 Atualizado em 11/01/2021 - 18:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um grupo de representantes de bares, pubs e restaurantes esteve em reunião nesta segunda-feira, 11, com a prefeitura de Criciúma para pedir um decreto que flexibilize o horário de funcionamento do setor no município. De acordo com representantes do setor, o horário reduzido tem sido prejudicial aos negócios e não há isonomia regional.

No Balneário Rincão, por exemplo, o decreto municipal 003 de 2021 permite a abertura das portas dos bares e pubs até a 1h, com a permanência do público até as 2h. Por outro lado, Criciúma segue a determinação estadual: até as 23h para a entrada dos clientes e limite de quatro pessoas por mesa.

Segundo os donos dos estabelecimentos, essa discrepância entre os municípios ocasiona na perda de clientes: quem sairia para um bar em Criciúma migra para um no Rincão ou outro município que tenha o horário ampliado.

"Na prática, o cliente habitual nosso está perguntando até que horas a gente trabalha, quando respondemos, eles simplesmente dizem que vão para Veneza, Rincão ou Içara. Os municípios da região são muito interligados. Quem sai prejudicado é o comerciante de Criciúma", reclama o empresário Alexandre Lopes, dono de um bar e restaurante no município.

Ainda de acordo com o proprietário, são duas as opções apresentadas pelos empresários ao município: que o horário e o limite por mesa seja ampliado ou que se cobre das cidades vizinhas o mesmo critério, em consonância com as diretrizes estaduais.

"Estamos tentando manter as portas abertas. Quando a regra era seguida por todos os municípios, a pessoa tinha que sair mais cedo, aí era beleza. O movimento começava mais cedo e terminava mais cedo, tinha um prejuízo, mas não tão grande quanto agora. No município do lado não fecha mais cedo, eu perco o cliente, ele deixa de consumir aqui", acrescentou Lopes.

Ele estima que apenas no último fim de semana deixou de fazer 10 reservas por esse motivo. "Os clientes me ligam, eu passo a limitação e a pessoa deixa de marcar para ir ao Rincão. Está sendo injusto conosco", conclui.

A resposta da prefeitura aos empresários foi de que esperará a atualização da matriz de risco de pandemia no Estado, o que ocorre, tradicionalmente, às quartas-feiras. A expectativa é pela regressão do status do vírus na Amrec, retornando à bandeira laranja.

O intermédio para o encontro foi feito pelo presidente da Câmara de Vereadores, Arleu da Silveira. Segundo ele, a reunão foi positiva e, caso não haja a nova bandeira como se espera, Criciúma deverá convocar uma reunião com outros municípios para alinhar as diretrizes da região.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito