Um bom drinque! Uma das paixões do brasileiro. Mas a chegada da vacina contra a Covid-19 trouxe uma dúvida: pode beber antes ou depois de ser imunizado? A bebida alcoólica pode prejudicar na eficácia da vacina?
Segundo o pneumologista, Renato Mattos, isso é um mito. “Não existe nenhum estudo que mostre que a bebida moderada ou leve depois da vacinação ou antes possa prejudicar a eficácia da vacina. Eu acho que é um assunto tão simples e as pessoas estão tendo dúvidas sobre isso sem maior preocupação, sem haver nenhum indício nessa linha”, diz.
Mattos diz ainda que, na sua opinião, as pessoas até poderiam tomar uma dose para comemorar. “Até acho que a pessoa poderia tomar uma taça de vinho depois da vacina para comemorar. O problema do álcool e da imunidade acontece quando existe uso de álcool por períodos prolongados, ou por pessoas que têm uma suscetibilidade maior. Então, não existe uma relação, não existe um trabalho que mostre que uma ingestão de um copo de cerveja, uma taça de vinho, possa de qualquer forma prejudicar a eficácia da vacina”, pontua.