Para evitar que o consumidor pague a taxa de água por quantidades além da consumida, situação que pode ocorrer com a entrada de ar no registro, os vereadores de Içara aprovaram o projeto de lei PL/05/2019, de autoria do presidente da Câmara, vereador Rodrigues Mendes, o Sapinho. A proposta obriga a instalação de bloqueador de ar no hidrômetro, mediante solicitação do consumidor, pelas empresas concessionárias do serviço de abastecimento de água no município.
A matéria ainda determina que a informação ao consumidor sobre a possibilidade de instalação do equipamento deve constar mensalmente na fatura de água emitida pela empresa concessionária, durante três anos subsequentes à publicação da Lei, e as novas instalações já deverão constar com o bloqueador de ar, independentemente de solicitação.
“É uma medida requisitada pela população, acredito que não prejudica a empresa responsável pelos serviços, mas sim evita qualquer dúvida a respeito do valor da fatura de água”, frisou Sapinho. Com a aprovação da matéria em segunda votação nesta segunda-feira o texto segue para a sanção do prefeito municipal.