Implantado há um ano, o Programa Bolsa-Estudante teve um corte de 83% no número de estudantes do Ensino Médio beneficiados em 2023. Diante disso, a deputada estadual Luciane Carminatti (PT), autora do projeto de lei, cobra esclarecimentos do Governo do Estado. O assunto foi tratado no Plenário desta terça-feira (28).
Leia também:
- Deputada autora do projeto de lei que criou o Bolsa Estudante cobra explicações do governo estadual
- Bolsa-estudante não diminuiu evasão escolar, diz secretário da Educação de SC
"Imediatamente, fizemos um pedido de informação que ainda não foi respondido. Fizemos, ainda, no dia 15 de março e o edital saiu na última sexta-feira com apenas 10 mil jovens tendo direito à bolsa. Para se ter uma ideia, ano passado eram 60 mil. Isto é, a cada seis que recebiam, apenas um ficará com a bolsa", conta.
Ouça o Plenário na íntegra:
Para a deputada, os argumentos apresentados não justificam o corte, e por isso, foi protocolado um pedido na Comissão de Educação da Assembleia Legislativo de Santa Catarina (Alesc) para debater sobre o assunto. "Ninguém estrutura um programa da importância, do volume e da necessidade como esse e joga fora no primeiro ano", enfatiza. "Se o Governo entende que nós temos que aperfeiçoar o programa, a gente vai ajustando", conclui.