Há uma semana não está sendo possível transitar pela BR-285, no trecho em obras entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul. Com, muitos transtornos principalmente para quem faz uso do caminho por questões econômicas, casos de vendedores e fornecedores. Fora que as dificuldades geram um natural impacto no cronograma das obras de implantação da rodovia na Serra da Rocinha.
Houve um primeiro comunicado de interdição na terça-feira, 8, depois do temporal da véspera, quando ainda havia abertura do trecho para os comboios de veículos guiados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT).
Pela quantidade de material que rolou das encostas, além da dimensão das pedras que caíram sobre a estrada, o trabalho do DNIT prosseguiu e foi renovado o alerta na sexta-feira, 11. renovando a interdição até esta segunda, 14. Porém, neste domingo, 13, mais uma nota do DNIT confirmou que o bloqueio se estenderá pelo menos até a próxima quinta-feira, 17. Isso se confirmando, o fechamento da BR-285 vai completar pelo menos dez dias. Diz a nota mais recente:
Em função das chuvas e dos deslizamentos, a Serra da Rocinha permanecerá interditada ao trânsito de veículos pelo menos até o final da manhã da próxima quinta-feira (17). Equipes do DNIT seguem trabalhando na limpeza e desobstrução da pista, inclusive com detonações, no local em que houve queda de barreiras (imediações do km 54+690).
Para segurança dos usuários, a previsão de liberação do comboio, portanto, foi adiada para 17/9 à tarde.
Em entrevista à Rádio Som Maior na semana passada, o superintendente substituto do DNIT em Santa Catarina, engenheiro Névio Carvalho, admitiu que a entrega da rodovia, marcada pelo Ministério da Infraestrutura para dezembro, poderá sofrer atraso. "Caso persista essa dificuldade com o tempo, a gente não descarta. Vamos priorizar a segurança, se a gente avaliar que ainda precisará ser feito algum tipo de contenção adicional, não vamos entregar se não preencher todos os critérios de segurança", disse, na ocasião.
Confira também - Entrega da BR-285 poderá atrasar, admite DNIT
O DNIT calcula que 80% da obra esteja concluída. Dos 22 quilômetros entre Timbé do Sul e a divisa com o Rio Grande do Sul, 17 já estão pavimentados e restam os outros cinco. Há, porém, atrasos referentes às obras nas encostas.