Na próxima semana as equipes de buscas em Petrópolis contarão com o reforço de uma dupla de profissionais de Araranguá. O cabo Matheus Premoli e o Cão Bono estarão rumo ao Rio de Janeiro para auxiliar na procura por vítimas e sobreviventes da tragédia ocasionada pela chuva da última semana na cidade. “Neste primeiro momento vamos reconhecer a área para saber em qual ponto vamos trabalhar”, explica o bombeiro militar.
Essa é a primeira missão nacional da dupla, que já realizou trabalhos de buscas em outras regiões de Santa Catarina. “Temos menos de um ano de certificação. Recebi o Bono com 50 dias de vida. Hoje está com 2 anos e 8 meses. Nascido no Rio de Janeiro ele já começou filhote seu treinamento por lá e aqui nós demos continuidade”, completa Premoli em entrevista no Programa Adelor Lessa desta quarta-feira, 23.
O Cão Bono é qualificado e treinado para a busca de pessoas vivas ou mortas, mantendo a tradição de Santa Catarina em especialista em uso de cães em buscas e resgates, curso esse feito na cidade de Xanxerê. “Todos os cães catarinenses já passaram por alguma experiência. Estiveram em Brumadinho, Mariana e agora estão indo para Petrópolis. Sabemos que vai ser complicado, mas estamos prontos para o trabalho”, conclui o cabo.
Confira a entrevista do jornalista Gregório Silveira com o Cabo Matheus no Programa Adelor Lessa: