Cientistas do Reino Unido estão treinando cachorros para que possam sentir o cheiro de Covid-19 em pessoas assintomáticas. O treinamento parte de estudos que comprovam que as doenças possuem cheiros. Um exemplo é a Febre Amarela, que tem o cheiro de carne crua.
Os cães, por sua vez, possuem um olfato extremamente apurado, cerca de 10 mil a 100 mil vezes melhor do que a do seres humanos. "Poderíamos detectar uma colher de açúcar em uma xícara de chá, mas um cachorro poderia detectar uma colher de açúcar em duas piscinas olímpicas", declarou o chefe do departamento de controle de doenças da Escola de Higiene de Londres e Medicina Tropical, James Logan.
Ao lado da Dra. Claire Guest, James está treinando Asher, um cachorro da raça cocker spainel que chegou à organização Medical Detection Dogs após problemas com hiperatividade. Inicialmente, o cão está sendo treinado para reconhecer pessoas com malária mas, com a chegada do Covid-19, os planos mudaram.
Ainda na fase de coleta de amostras, o estudo é realizado com meias de náiles que possuem odores corporais, além de máscaras faciais, enviadas para funcionários do Serviço de Saúde Nacional do Reino Unido que usarão as máscaras por um tempo e depois devolverão ao laboratório para análise.
"Terminamos com um número muito alto de amostras de pessoas não infectadas e um grupo menor de amostras de pessoas infectadas", diz Logan. E tudo bem. Porque, na verdade, precisamos de um alto número de amostragem. Precisamos de uma quantidade para os cães ignorarem", disse Logan.
Fonte: G1