A Prefeitura de Laguna e o Sebrae realizarão no dia 18 de Agosto, das 18h às 20h, no auditório da Udesc, reunião de alinhamento do processo de construção da Indicação Geográfica do Camarão Laguna (IG). O evento terá vagas limitadas e as inscrições para interessados em participar estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.
A Indicação Geográfica (IG) identifica um produto ou serviço como originário de um local, quando determinada reputação, característica e qualidade possam lhe ser vinculadas essencialmente a sua origem geográfica. É o que essa iniciativa, que integra o Programa Origem Santa Catarina do Sebrae, está buscando para o Camarão Laguna, com reconhecimento do território, devido sua singularidade como produto único no Brasil.
A solicitação de obtenção do selo de Indicação Geográfica é uma iniciativa da Associação Catarinense de Criadores de Camarão e Colônias de Pescadores Artesanais do Complexo Lagunar. A área de abrangência compreende todo o complexo lagunar, incluindo Laguna, Imaruí, Pescaria Brava, Imbituba e Jaguaruna. Entretanto, a área geográfica ainda está em estudo, e novos municípios podem ser incluídos.
Laguna se destaca como a cidade que possui a maior quantidade de estabelecimentos agroindustriais que processam pescados e camarão.
Objetivos da iniciativa:
. Proteger a região e os produtores contra usurpação do uso do nome Camarão Laguna;
. Controlar a qualidade e a origem do produto Camarão Laguna;
. Fortalecer o renome da região de Laguna como produtora de Camarão Laguna: verdadeiro, legítimo e de qualidade;
. Agregar valor a produção e ao produto Camarão Laguna, estabelecendo comercialização direta e preços justos e próprios da região;
. Desenvolver mercados e novos posicionamentos do produto nacionalmente;
. Organizar a cadeia produtiva do Camarão Laguna;
. Integrar os atores da cadeia produtiva e demais negócios da região;
. Fortalecer o turismo e a gastronomia típica local, com uso do Camarão Laguna;
. Fortalecer o associativismo e o cooperativismo na região com a IG.
Quantidade de produtores de camarão no complexo lagunar:
18 produtores de camarão em cultivo, 1.950 pescadores artesanais, 24 estabelecimentos
agroindustriais, e diversas peixarias, bares e restaurantes que servem Camarão Laguna.
Produção em toneladas:
250 toneladas de camarão com casca provenientes do cultivo no Complexo Lagunar, e em
torno de 4.000 toneladas de camarão com casca oriundas da pesca artesanal (2018-19).
A Indicação Geográfica no Brasil se divide em duas espécies:
. Indicação de Procedência (IP) - É o nome geográfico de localidade ou região que se tornou conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou deprestação de determinado serviço;
. Denominação de Origem (DO) - É o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço, cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
Além de atuar na construção das duas primeiras IGs registradas indicadas acima, o SEBRAE, pormeio do Programa Origem Santa Catarina, e em parcerias pontuais e outras contínuas com associações de produtores, Governo do Estado de Santa Catarina, entidades empresariais, MAPA, EPAGRI, EMBRAPA, UFSC, UDESC, FIESC, AMURES e Prefeituras Municipais, está empreendendo o Programa de estruturação das IGs de Santa Catarina, construindo os processos de pedido de registro das IGs: Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro (que envolve os Estados do PR, SC e RS), Maçã Fuji da Região de São Joaquim, Vinhos de Altitude de Santa Catarina, Ostras de Floripa, Camarão Laguna, Linguiça Blumenau, Cachaça de Luiz Alves e Banana de Luiz Alves.