As Câmaras de Vereadores de Içara e Urussanga aprovaram nesta semana as contas de 2022 da prefeita Dalvânia Cardoso (PL) e do prefeito Gustavo Cancellier (PP). Nos dois casos, os parlamentares seguiram o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que recomendava as aprovações.
Em Içara, a aprovação foi unânime. Em Urussanga, houve voto contrário dos vereadores Luan Varnier (MDB) e Fabiano Murialdo De Bona (sem partido), que são presidente e vice-presidente do Legislativo, respectivamente.
Para que o parecer do TCE não prevaleça, são necessários os votos contrários de, ao menos, dois terços dos vereadores.
Na Região Carbonífera, as Câmaras de Forquilhinha, Orleans, Siderópolis e Treviso também já haviam aprovado as contas dos prefeitos José Cláudio Gonçalves (o Neguinho, PSD), Jorge Koch (MDB), Franqui Salvaro (PSDB) e Valério Moretti (MDB), respectivamente. As quatro aprovações foram unânimes.
Os projetos que tratam das apreciações das contas dos prefeitos de Criciúma e Lauro Müller estão tramitando nos Legislativos Municipais. Em Lauro Müller, a votação está prevista para a próxima segunda-feira (25).
Quase todos os municípios do Sul de Santa Catarina tiveram parecer do TCE pela aprovação. A única exceção é Pescaria Brava.
As contas de 2023 ainda serão avaliadas pelo Tribunal de Contas do Estado até o fim deste ano.