Com a assinatura do convênio para construção da ponte sobre o rio Araranguá, ligando Morro dos Conventos ao Balneário Ilhas, veio a lembrança do projeto "Caminhos do Mar". Uma estrada que ligaria Passo de Torres a Laguna, sem passar pela BR-101.
A primeira ideia seria uma rodovia Interpraias, completamente nova, com alta trafegabilidade como a Via Rápida, mas o investimento necessário inviabilizou o projeto. Segundo o deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, seriam necessários R$ 150 milhões só para áreas de desapropriação. "Entendemos que seria melhor aproveitar as rodovias que já existem nos balneários. Tivemos dois pontos para ser destacados, além da ponte sobre o rio Araranguá, o trecho que liga Passo de Torres ao Balneário Gaivota", comentou Vampiro.
Dois trechos já estão pavimentados, faltando apenas a ligação com as outras partes. A SC-100, que vai desde a balsa de Laguna até Jaguaruna e também um trecho no Balneário Rincão entre a Pedreira e Barra Velha. "O objetivo agora é fazer esses encaixes. Várias prefeituras já tem usina de asfalto para fazer a execução direta, isso pode baratear os recursos", apontou.
O projeto está dividido em quatro etapas. A primeira seria a construção da ponte em Araranguá e o trecho entre Passo de Torres e Balneário Gaivota. A segunda etapa seria entre Gaivota e Balneário Arroio do Silva, depois até Morro dos Conventos, fazendos as ligações até a nova ponte. E por último, da Pedreira até a SC-100, em Jaguaruna. Além da implementação dos trechos, pelo menos uma nova ponte seria construida, na praia do Torneiro.
"A estrada será proibida para cominhões, com velocidade máxima de 80 km/h e de até 60 km/h em alguns trechos urbanos. É uma alternativa para não entrar na BR-101. Temos notado que a BR-101 é sem dúvida um grande avanço, mas as pessoas possuem mais facilidades para ir ao norte do estado e isso faz com que os turistas passem direto e não vejam a beleza que temos aqui", afirmou o deputado.
O pontapé já está assinado
O convênio para construção da nova ponte entre Morro dos Conventos e Ilhas foi assinado na última terça-feira, 9, pelo governador Carlos Moisés em cerimônia com o prefeito de Araranguá Mariano Mazzuco e os deputados José Milton Scheffer e Rodrigo Minotto.
Confira também:
A ponte será construída próximo a balsa, que faz a ligação entre as localidades atualmente.