Há três décadas já se falava em uma estrada que ligasse todo o litoral Sul Catarinense costeando o mar. O traçado entre os municípios de Passo de Torres, no extremo Sul do Estado, e Laguna, região da Amurel, foi redefinido inúmeras vezes. Muitos chegaram a acreditar que ficaria apenas no plano das ideias.
Porém, 30 anos depois, Balneário Gaivota vai iniciar a obra nos primeiros 9,4 quilômetros, em um total de 21 localizados em seu território, ligando Passo de Torres e Balneário Arroio do Silva. O mês previsto para o início dos trabalhos é junho.
O edital de licitação para os primeiros quilômetros de pavimentação da Rodovia Caminhos do Mar foi lançado na última segunda-feira, 11, e no dia 16 de maio será a abertura dos envelopes para contratação da empresa que iniciará o primeiro trecho da obra no sentido norte. O Governo do Estado já empenhou e programou pagamento ainda para abril de R$ 5 milhões.
Leia também:
Balneário Gaivota será o primeiro passo da Caminhos do Mar
Caminhos do Mar: Arroio do Silva apronta os seus projetos
Passo de Torres trabalha no projeto Caminhos do Mar
O prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos, fala que já havia escutado muito sobre projetos envolvendo a Caminhos do Mar. Para ele é uma vitória começar a obra a partir da cidade. “Agora nós esperamos conhecer a empresa vencedora para que já possamos cobrar o início, que deve já ser em junho. Vai trazer um desenvolvimento muito grande para a nossa região, não só aqui para Balneário Gaivota, mas para todos os municípios do litoral. Eu estou na política há um bom tempo e cada ano que vinham eleições se falava na Interpraias. Era assunto desde deputados até governadores, mas essa obra nunca saia do papel. Hoje estamos sendo privilegiados com essa grande obra”.
O desafio enfrentado por Balneário Gaivota já vem sendo encarado por todos os outros envolvidos: a aprovação dos projetos.
“Esse foi um trabalho de equipe. O ano passado iniciamos uma conversa e era um sonho nosso. Sempre falamos: ‘quem sabe um dia vamos conseguir fazer a nossa Interpraias que hoje recebe o nome de Caminhos do Mar’. Nosso time realmente foi muito dedicado. Iniciamos em 2021 o projeto e foi concluído no ano passado mesmo. Entregamos ao setor de engenharia do Estado e foi aprovado. Hoje estamos prestes a fazer essa primeira etapa. Fazer parte da história”.
Leia também:
A rota da Caminhos do Mar pelo Rincão
"Caminhos do Mar é uma realidade", diz prefeito de Balneário Gaivota
Preocupação com o traçado
“Nós sempre tivemos essa preocupação com relação ao traçado e aqui já foram inúmeros. Nós não poderíamos correr o risco de impugnações, problemas com licença ambiental, enfim, como tem acontecido com alguns municípios que hoje estão sofrendo para fazer o projeto. Optamos por fazer o traçado então por uma área já consolidada, que vai ligar da Taperas até Lagoinhas, que são as divisas com Passo de Torres e Balneário Arroio do Silva, respectivamente. Serão 21 quilômetros, sendo que dois quilômetros já temos pavimentados. Esperamos o mais breve possível essa ordem de serviço para que possamos dar mobilidade urbana a todos que moram aqui ou que venham visitar Balneário Gaivota”, afirma o prefeito.
Para ele a quantidade de obras importantes que estão sendo realizadas, coloca o Extremo Sul em uma posição de destaque, o que segundo o prefeito, demorou para acontecer. “A região Sul de Santa Catarina parecia que acabava em Criciúma e essa realidade mudou. Os recursos paravam em Criciúma. Hoje somos privilegiados. Eu vou falar por Balneário Gaivota: nós vamos receber mais de R$ 60 milhões do governo. É uma gestão que vem olhando com carinho para essa região. Isso que está acontecendo hoje é maravilhoso. Investimentos na serra do Faxinal, na serra da Rocinha, que mesmo sendo uma obra federal recebeu recurso do Estado. Olha o salto que vai gerar na economia de todos os nossos municípios. E nós temos que estar preparados para contribuir. Essa rodovia Caminhos do Mar vai ser um grande marco para receber todos os turistas que queiram conhecer o Sul”.
Ouça a entrevista do prefeito Everaldo dos Santos no podcast: