A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa na próxima segunda-feira, 5, para as crianças menores de 5 anos. Em Criciúma, os vacinadores se reuniram recentemente para definir a estratégia de aplicação da vacina que, inicialmente, ocorrerá nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Paralelamente à vacinação contra a Poliomielite, também acontecerá a campanha para a atualização da Caderneta de Vacinação, envolvendo todas as vacinas que contemplam o calendário, para adolescentes menores de 15 anos.
“A princípio, vamos aguardar o pai e o responsável a levar a criança e o adolescente até as unidades de saúde mais próximas. Precisamos manter a qualidade dessa vacina no interior da sala, porque é um número expressivo de vacinas, não seria fácil colocar todas em uma caixa térmica e ir até as residências para aplicá-las”, destacou a técnica em enfermagem do setor de imunização de Criciúma, Kelli Barp Zanette.
A imunização será feita das 8h às 17h, sendo que a maior mobilização de aplicação, o chamado Dia D, acontecerá no sábado do dia 17. Ambas as campanhas irão acontecer até o dia 30 deste mês.
Kelli ainda ressalta que a campanha é indiscriminada, então mesmo que a mãe saiba que a criança está com a vacinação em dia, é necessário retornar à unidade para receber a dose extra. “Algumas mães foram se vacinar hoje, mas precisam saber que tem que voltar para receber uma dose a mais”, pontuou.
A técnica do setor de imunização destaca também que há duas vacinas destinadas aos adolescentes e que já estão à disposição: a da HPV e da Meningite tipo ACWY. Em relação a HPV, são contempladas meninas de 9 à 14 anos e meninos de 11 à 14 anos. Já sobre a ACWY, a vacinação é aplicada em adolescentes de 11 à 12 anos - tanto meninos quanto meninas.