A campanha de vacinação contra a influenza terá início na próxima segunda-feira, 23, em Criciúma. A primeira fase da campanha irá abranger dois grupos: idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. A estratégia de distribuição da vacina também sofrerá alterações, não sendo mais realizada nos postos de saúde.
“Os idosos são grupos mais vulneráveis e o trabalhador da área da saúde está sempre na linha de frente e precisa estar protegido para atender aquela clientela, por isso serão abrangidos já na primeira fase”, explicou a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Kelli Barp Zanette.
As vacinas não serão mais realizadas em postos de saúde, mas sim em outras unidades que serão montadas, ou adaptadas, próximas aos postos de saúde e dentro dos bairros do município. A estratégia de mudar o local da aplicação da vacina surge justamente para impedir que um idoso, que integra o grupo de risco do coronavírus, tenha contato com um suspeito da doença que esteja sendo atendido no posto de saúde.
São 9 mil doses da vacina já recebidas na Secretaria de Saúde de Criciúma, as quais serão distribuídas na primeira fase de vacinação. Haverão mais duas fases da campanha para atendimento de um maior grupo de pessoas. Estas duas últimas etapas devem acontecer em meados de abril e, também, em maio.