Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Candidatos a prefeito de Criciúma participam de assembleia com crianças da Educação Infantil

Eles responderam perguntas de crianças de diversas idades no Colégio Marista

Por Vitor Ávila 25/09/2024 - 15:17 Atualizado em 25/09/2024 - 15:47
Foto: Vitor Avila/ 4oito
Foto: Vitor Avila/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os seis candidatos à prefeitura de Criciúma participaram, nesta quarta-feira (25), de uma assembleia na Educação Infantil do Colégio Marista. O evento, reuniu crianças de diversas idades que, por meio de perguntas e discussões, apresentaram suas demandas e questionamentos sobre a infância na cidade. As propostas dos candidatos foram voltadas para temas como saúde, educação e espaços de lazer para as crianças, em uma tentativa de construir políticas públicas que realmente atendam às necessidades da infância.

“Foi uma iniciativa das próprias crianças, que querem saber como os candidatos vão trabalhar para melhorar a vida delas. Nós acreditamos que ouvir as crianças é essencial para que mudanças reais aconteçam. Elas têm uma visão única da cidade e de suas necessidades, e os governantes precisam estar atentos a isso", explicou a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista, Soraya Mangili Vidal.

Veja as perguntas e o que responderam os candidatos:

Pergunta para Ricardo Guidi (PL): "O que o senhor pretende fazer para que todas as crianças tenham acesso aos programas culturais que achamos tão legais?"

"Nós queremos incentivar atividades culturais, principalmente nas escolas, mas também levar cultura para as praças, para os parques, através de atividades culturais. Nós vamos estimular a festa das etnias, que destaca a cultura dos povos, que construíram a nossa cidade, né, os itaguanos, alemães, portugueses, coletores. Os negros, culturas que iniciaram, depois vieram os espanhóis, os árabes. Então a gente quer levar toda essa cultura dos povos que construíram a nossa cidade, mas também em estimular outras atividades, como corais, aqui já teve um festival internacional de corais que a gente espera trazer de volta para a nossa cidade, festivais de dança, e muitas atividades que a gente possa levar cultura para as nossas crianças, para os nossos adultos, e levar também toda essa cultura para as praças, para os parques, incentivar a ir ao teatro, ao cinema, através de programas com a rede pública de ensino, mas também que tenham acesso todas as crianças do município"

Pergunta para Vagner Espíndola (PSD): "Nos falam que vocês são homens de coragem, pois estão se colocando à disposição para cuidar da nossa cidade. O que você fez para se preparar para ser prefeito?"

"A coragem, ela precede alguns outros predicados. O primeiro deles é a esperança. Sabe, quando a gente acredita muito em algo, nós somos movidos pela coragem. O tio Vaguinho, quando tinha um pouquinho mais da idade de vocês, sabe, o tio Vaguinho vem de uma família de cinco irmãos. E nós brincavamos os cinco irmãos, principalmente depois que o pai do tio Vaguinho se foi e virou uma estrelinha. Nós brincavamos entre nós para saber o que cada um queria ser. E quando o tio Vaguinho tinha ali seus sete anos, ele tinha dois desenhos. O primeiro, olha só, ser papa. Olha que é um gasto, né? Não era nem ser padre, era ser papa. E o segundo era ser prefeito. E aí, esse desejo de ser prefeito, ou enfim, ser alguém importante, fez o tio Vaguinho trabalhar bastante, estudar bastante. Mas o que é mais importante para ser prefeito de uma cidade, é você conhecer e se colocar sempre no lugar do outro"

Pergunta para Arlindo Rocha (PT): "O que o senhor pretende fazer pelo meio ambiente?"

"Sabe lá na nossa casa? A mãe cuida de uma parte, o pai cuida de outra. Aqui na nossa cidade, nós tínhamos uma fundação do meio ambiente, que cuidava do meio ambiente, que não deixava ninguém cortar a árvore onde não poderia. E cuidava de tudo. Não poderia construir perto do rio. Enfim, uma entidade igual a nossa mãe e nosso pai, que cuidava do nosso meio ambiente. E vocês sabem o que foi feito com ela? Acabaram. Foi o mesmo que tirou o pai e a mãe de dentro de casa. E agora, o nosso meio ambiente não é mais cuidado assim. Ele é cuidado. Por negócios, ele é feito por negócios. Você já pensou, se lá na casa de vocês fizesse um negócio igual a mãe com o pai de vocês"

Pergunta para Paulo Ferrarezi (MDB): "O que você pretende fazer em relação as enchentes na cidade?"

"Falando sobre a chuva, sobre as cheias vocês sabem, quando dá muita chuva que os nossos canais, nossos rios não comportam, invadem as nossas casas vocês aqui, graças a Deus teve uma canalização acredito que muitos de vocês moram aqui nessa região e já melhorou muito, não melhorou? Melhorou, né? mas tem alguns bairros da nossa cidade que não são feitos a limpeza das bolcas de lombo que às vezes muitas pessoas colocam lixo na rua jogam uns descartados, limpo descartados nas bolcas de lombo também e não são limpas temos que dragar os rios, fazer limpeza nesses rios porque toda chuva que cai aqui. Onde que vai parar? Lá no bairro Tereza Cristina, o bairro Paraíso. Até a escola do bairro Paraíso fica debaixo da água. Então vamos cuidar do meio ambiente, vamos cuidar para não jogar lixo na rua, sempre colocar o lixo descartado no lixo, para as chuvas não invadirem nossas casas, tá bom? E eu quero ser o prefeito para estar trabalhando muito junto com vocês, a educação também do meio ambiente"

Pergunta para Jorge Godinho (Solidariedade): "Como o senhor pretende ajudar para que as crianças tenham espaços bonitos para brincar?"

"Se tratamos da nossa região central, já tem várias praças, coisas organizadas e preparadas para as crianças. Mas quando a gente percorre nos bairros, nas periferias, a gente nota vocês, talvez, como crianças ainda não conseguiram ou ainda não foram ver esses bairros ainda, nota-se que não tem praça, as classes que não têm parquinho, nem boa infraestrutura. Então, eu quero ser candidato, eu quero ser prefeito desse município, também para olhar as crianças dos bairros e trazer a mesma qualidade de vida que vocês têm em um centro para essas crianças da do bairro. Por não ter essa qualidade pra não brincar, pra não se divertir, quando na hora do seu vazio. E muitas vezes não tem nem a questão da educação que está faltando nesses bairros. Então é isso que eu quero ser. Eu quero ser prefeito de todos"

Pergunta para Júlio Kaminski (PP): "Para uma educação qualificada os professores precisam receber formação continuada e bons salários. Como você pretende investir nessa questão?"

"Crianças, os professores são aqueles que dão conhecimento para vocês, que levam informações e ensinam. Eles é que vão fazer com que vocês estejam preparados para enfrentar o dia a dia, poder fazer a faculdade, estudar bastante e se formar. E poder estar inclusive no nosso lugar um dia. Para isso, os professores precisam ser reconhecidos. Nós temos que pagar bem os professores. Eu sou advogado. E para eu ser advogado, eu tive que estudar bastante, e os professores foram responsáveis pela minha formação acadêmica. Os professores vão ajudar o mundo, você sabia? Porque eles é que dão informação pra vocês. Pra isso, eles precisam ganhar bem, coisa que hoje não tá acontecendo. Eles precisam receber treinamento constante. Eles precisam estar sempre sendo ensinados também. Eles precisam estar preparados pra lidar com todas as situações. Então nós temos que pagar bem, nós temos que dar conhecimento constante, a capacitação constante. Nós temos que criar um plano de carreira pra que eles possam sempre sentir valorizados e cada vez mais poderem ensinar vocês. Isso está no nosso plano de governo"



 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito