Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Cânions do Sul é enviado para avaliação do Conselho Executivo da Unesco

Localizado na Amesc, os cânions podem se tornar o segundo Geoparque do Brasil reconhecido pela Unesco

Por Marciano Bortolin Praia Grande, SC, 13/12/2021 - 17:31 Atualizado em 13/12/2021 - 18:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em sua sexta reunião estatutária realizada online entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2021, o Conselho Global de Geoparques da UNESCO avaliou 18 novas solicitações de geoparques globais, entre eles os Cânions do Sul, localizados na Amesc.

Como resultado desse exame  e na presença de mais de 50 observadores e representantes de mais de 30 Estados Membros, o Conselho Global de Geoparques propôs encaminhar a indicação dele e de mais sete novos Geoparques Globais da UNESCO ao Conselho Executivo da UNESCO, para seu endosso durante a sessão de primavera de 2021. “Dos 18 locais avaliados, somente oito foram classificados e estamos muito felizes por isso porque isso trará muitas coisas boas para o Sul do estado, afinal, podemos ser o segundo geoparque do país. Foi uma avaliação criteriosa feita por técnicos da Unesco. Temos noção do trabalho que fizemos, do quanto nos doamos e agora estamos aguardando o resultado da reunião do conselho”, destaca o secretário de Turismo de Praia Grande, Jorge Duarte Junior.

De acordo com as Seções 2.10 e 5.5 das Diretrizes Operacionais para Geoparques Globais da UNESCO, o Conselho apresentará um relatório sobre seu trabalho e suas decisões ao Escritório de Geoparques Globais da UNESCO e o distribuirá aos Estados Membros e Estados Membros Associados da UNESCO. Se o Conselho Executivo da UNESCO endossar o resultado do Conselho durante sua sessão da primavera de 2022, a designação desses novos locais elevaria o número total de locais da Rede Global de Geoparques da UNESCO de 168 para 177, em 46 países recebendo dois novos Estados Membros: Luxemburgo e Suécia. 

Os técnicos da Unesco estiveram no Extremo Sul de Santa Catarina no mês passado para verificar se o território cumpre os requisitos para fazer parte da Rede Mundial de Geoparques da Unesco (Global Geoparks Network).Atualmente existem 127 Geoparques Mundiais da Unesco, distribuídos em 35 países. No Brasil, o Parque Nacional do Araripe é o único Geoparque Mundial do país.

Os avaliadores são geólogos com experiência na gestão de geoparques, sendo um português e um mexicano. Neste período, eles percorrerão os municípios coletando evidências sobre o trabalho realizado principalmente com foco na conservação do patrimônio geológico e cultural, na educação e no turismo sustentável. O resultado sobre a chancela será anunciado no próximo ano.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito