O deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, foi o entrevistado no Plenário da Rádio Som Maior, nesta sexta-feira (24). Na pauta, a relação com o Governo Federal, obras para Santa Catarina e a projeção do partido para as eleições municipais de 2024.
O deputado acredita que o Governo Lula não deverá entrar em temas polêmicos em 2023. "Vai procurar fazer um ano de pautas positivas, sem entrar em assuntos ideológicos e tratar de pautas de interesse nacional. Por exemplo, a reforma tributária. Essas situações nós somos a favor. E não é uma questão de apoiar o governo, é ser a favor do país", afirma. "Governo Federal tem que fazer gestos para Santa Catarina e para o Sul do país", acrescenta.
Ouça o Plenário na íntegra:
O foco do partido está nas eleições municipais do próximo ano, garantiu Chiodini. Por isso, ainda não projeta 2026. "Nós temos uma participação pequena e ainda humilde no Governo Jorginho Mello. Nós damos sustentação ao governo na Assembleia Legislativa e nós temos uma boa e longa convivência política. Ele foi nosso senador e esteve em nossas coligações. Vejo que é uma conversa que vai se desenvolver", explica.
Ao longo dos anos, o MDB foi perdendo espaço nas cadeiras do Legislativo de Criciúma, algo que o partido pretende recuperar. "Nós vamos ter humildade e começar a construir a nossa casa pelo fundamento. Fazer uma boa nominata de vereadores e encontrar um local que possamos ser protagonistas ou compor uma majoritária vitoriosa", destaca.