Com obras avançadas para concluir a ampliação da infraestrutura de esgotamento sanitário de Criciúma para o Bairro São Luiz e Região da Grande Próspera, a CASAN orienta e prepara os moradores para a futura conexão dos imóveis ao sistema.
Casas, prédios e salas comerciais atendidos nesta nova etapa já possuem na calçada uma Caixa de Inspeção (CI), local em que o esgoto doméstico deve chegar para ser levado ao devido tratamento.
É de responsabilidade dos moradores a adaptação da tubulação interna das residências até a CI. Essas alterações podem ser providenciadas, porém o esgoto não deve ainda ser liberado para as redes coletoras. Somente com o início da operação essa autorização será enviada pela CASAN aos moradores.
O processo de conexão ao sistema público de esgoto terá custo variado, dependendo das instalações sanitárias do imóvel.
Orientações de como ligar-se na rede:
· Conheça onde estão as tubulações de esgotos dentro de seu terreno, até a fossa, filtro e sumidouro. Para isso, consulte o projeto hidráulico ou quem construiu sua moradia.
- Conhecendo as instalações sanitárias, é preciso direcionar todo o esgoto, inclusive da saída da caixa de gordura, para uma caixa de passagem.
- Dessa caixa deve sair uma tubulação com declividade adequada para levar o efluente até uma válvula de retenção, A mesma tubulação prossegue até a Caixa de Inspeção da CASAN, que fica na calçada.
- Realizadas estas obras para conexão ao sistema público de coleta e tratamento de esgoto sanitário, a orientação é aterrar e desativar fossa, sumidouro e filtros antigos, para evitar formação e acúmulo de gases.
- É fundamental lembrar que a água de chuva (drenagem pluvial) não deve ser interligada à rede coletora de esgoto.