No domingo, 15, foram realizadas as eleições municipais. Apesar da pandemia, as campanhas partidárias movimentaram a cidade e seus eleitores. Conforme o presidente da Unimed de Criciúma, Leandro Avany Nunes, a quantidade de casos positivados que estão aparecendo durante esta semana podem ter relação com as movimentações do pleito eleitoral.
"Percebemos muitos políticos positivando para a covid-19. Muitos chegam na Unimed com sintomas, fazem os exames e positivam. Antigamente a nossa preocupação era com os relaxamentos nos feriados, agora já estamos sentindo o peso da campanha política. Tiveram muitas aglomerações e agora tudo isso vai ter um preço alto", comentou Nunes ao programa Ponto Final da Rádio Som Maior na tarde desta segunda-feira, 23.
Conforme o presidente, atualmente a unidade de Criciúma da Unimed conta com 58 pacientes internados em leitos clínicos e 17 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Em julho nós chegamos a ter 120 atendimentos, 45 internados e 18 em UTI. Achamos que era o nosso pico. Hoje estamos chegando a 390 atendimentos no Pronto Atendimento, 58 internados e 17 em UTI. É um número histórico", afirmou.
Cirurgias eletivas canceladas
As cirurgias eletivas agendadas para as próximas semanas na Unimed Criciúma também foram canceladas. "Tivemos que tomar uma atitude um pouco mais desagradável, mas nós estamos chegando no auge do pico. A partir de hoje elas estão suspensas. Algumas vão ocorrer até domingo no Hospital São João Batista, mas a partir de domingo todas canceladas", contou.