Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Catarinenses retornam da Nova Zelândia em meio à pandemia

Com apoio do governo do Estado, 12 catarinenses conseguiram voltar para casa

Por Redação Florianópolis - SC, 28/06/2020 - 09:15
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de três anos morando na Nova Zelândia, o casal Cristian Oliveira e Caroline Rocha e o filho Heitor, de quatro anos, conseguiram voltar para a casa que deixaram em Itajaí. O caminho de volta é encarado como um recomeço perto da família.

“A gente estava inseguro e preocupado, quando surgiu a oportunidade de voltar, não pensamos duas vezes”, contou o carpinteiro que atuava na construção civil. A família queria continuar morando na Nova Zelândia, mas a pandemia mudou os planos, Cristian perdeu o emprego e a situação financeira começou a ficar difícil.

“Agora estamos em casa, vamos avaliar tudo com calma e fazer um novo recomeço. Por enquanto, quero aproveitar a família por perto e saber como eles estão”, disse Caroline. A irmã dela, moradora de Itajaí, foi quem os recebeu. As lágrimas substituíram os beijos e abraços que, em outros tempos, marcariam o reencontro.

A família de Itajaí faz parte do grupo de 12 catarinenses que estavam com dificuldades de sair da Nova Zelândia para voltar a Santa Catarina. Com a ajuda do Governo do Estado, neste sábado, 27, eles conseguiram retornar.

“É uma alegria receber e acolher essas pessoas que estavam passando por dificuldades, numa situação de insegurança e longe do apoio da família. Essa volta para a casa representa esperança e reforça nosso compromisso de cuidar dos catarinenses, especialmente neste momento”, disse o governador Carlos Moisés.

35 horas de viagem

O Governo do Estado enviou um micro-ônibus do Corpo de Bombeiros Militar e outros dois veículos de apoio para buscar os catarinenses em São Paulo. A ação foi intermediada pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) e contou com o apoio de servidores do setor de transportes do Governo, coordenado pela Casa Militar, para fazer a recepção do grupo e translado até Santa Catarina.

No grupo estavam catarinenses de Itajaí, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Imbituba, Tubarão, São Joaquim e de Caçador. Todos foram conduzidos até suas casas.

Da Nova Zelândia até Santa Catarina foram pelo menos 35 horas de viagem. Eles vieram em um voo de repatriação que saiu da cidade de Auckland, na Nova Zelândia, até Santiago, no Chile. Para chegar ao Brasil, o grupo pegou outro voo até Guarulhos, em São Paulo.

Por volta das 6h30 deste sábado, 27, os veículos trazendo os catarinenses cruzaram a última divisa para Santa Catarina, pelo município de Garuva, no Norte. 

Na divisa entre Paraná e Santa Catarina, mesmo com a chuva fraca, o momento foi de comemoração. Todos desceram do micro-ônibus e agradeceram por estar novamente em solo catarinense.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito