Depois de muito tempo de espera a Celesc enfim abriu processo de licitação para que a Via Rápida seja iluminada. O início da disputa das empresas concorrentes está prevista para acontecer já em agosto.
O projeto de iluminação da Via Rápida prevê a instalação de luminárias de LED ao longo dos 12,7 quilômetros do trajeto. A obra será custeada por convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, com recursos oriundos do ICMS, sem contrapartida dos municípios.
A conta de energia deverá ser paga pelos municípios de Criciúma e de Içara, por meio da Cosip. As duas cidades já assinaram documento de comprometimento com esta finalidade.
Parte do projeto inicial de um trecho da via, apresentado à Celesc por cooperativa responsável pela obra, necessitou de ajustes da equipe de engenheiros da Companhia para atendimento às normas técnicas, um dos motivos que causaram o adiamento do calendário inicial. Então, na fase de orçamento realizada em fevereiro deste ano foi identificada a necessidade de reajuste, em relação ao que estava previsto. O aditivo foi aprovado no mês passado pela Secretaria de Estado da Fazenda e a Celesc abrirá processo licitatório para a contratação da empresa especializada que irá executar a obra.
A empresa que apresentar o menor preço vencerá a licitação. Após isso, em um prazo de 30 dias, a Celesc vai chamar a vencedora para assinatura do contrato. Essa vai ter 300 dias para finalizar o serviço.