O programa Conexão Sul desta segunda-feira, 20, trouxe como uma de suas pautas o investimento de R$ 5,4 da Celesc em um projeto inovador. Trata-se do ConverTE, que tem está trabalhando na conversão de carros de frotas públicas de combustão para elétricos. O principal objetivo é diminuir impactos ambientais, além da preparação para possíveis mudanças futuras.
Para falar sobre o assunto, os apresentadores Vitor Netto e Natália Silveira entrevistaram o gerente dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Celesc, Tiago Geremias. “Esse é um projeto vinculado ao programa de pesquisa e desenvolvimento da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], é uma obrigação regulatória que todas as distribuidoras de energia têm em destinar parte das receitas para programas que visem a inovação no setor elétrico”, disse.
O projeto é realizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC). “Nós temos a obrigação de fazer chamadas públicas de parceiros e aí lançamos o chamamento de ideia, dando a abertura para que institutos de pesquisa possam dar suas ideias e entendemos que o melhor projeto é esse do IFSC”, destacou Tiago Geremias.