As reivindicações dos moradores do Bairro São Vitor foram discutidas em uma reunião entre a comunidade e o Legislativo. O encontro realizado na noite de ontem, 2, foi uma iniciativa do vereador Luciano Miotelli (MDB), e contou com a presença do presidente da Casa, Sidnei Viola (PP) e dos vereadores Reginaldo Rizzati (MDB) e José Bonomi (MDB).
Durante o encontro, os edis discutiram sobre a utilização do Centro de Múltiplo Uso, e as obras de calçamento na localidade. Segundo Miotelli, os moradores são impedidos de utilizar o Centro há dois anos. “A população informou que a atual gestão pegou as chaves do Centro e os moradores são obrigados a utilizar a antiga escola da comunidade para realizar as atividades. Mas a população acha o Centro mais confortável e quer retornar”, explica o vereador.
De acordo com o parlamentar, o horto florestal do município está utilizando o Centro de Múltiplo Uso. “Os moradores relataram que eles estão usando a cozinha e os banheiros do Centro, mas não colaboram com a limpeza do local. Os banheiros para o horto também são uma necessidade”.
Conforme o vereador Regialdo Rizzati (MDB), a população também reivindicou água tratada para a comunidade.
Reforma de calçamento gera transtornos
Ainda durante a reunião, a colocação do calçamento na localidade foi discutida. O vereador Miotelli afirma que a obra está gerando problemas para os moradores. “Lutamos dois anos para realizar a reforma dessa obra, e agora ela se estende há quatro meses. É muito tempo de obra. A comunidade afirma ser uma obra simples, mas a falta de empenho do executivo impede a finalização”, frisa.
Além de prejudicar o deslocamento dos moradores, a reforma está afetando a saúde da população. A aposentada Angelina Pesente Massiroli, de 84 anos, relata que a poeira está lhe causando problemas respiratórios. “Eu sou alérgica e estou sofrendo com essa obra. Em dias de chuva sofremos com a lama”, relata.
Para os vereadores, a reunião é uma forma de aproximar a população do Legislativo. “Podemos elencar as necessidades da comunidade e buscar soluções. Os vereadores não têm poder para executar, mas estamos sempre fiscalizando e unindo forças para fazer políticas públicas”, finaliza Miotelli.
O vereador José Bonomi (MDB), agradeceu o empenho da comunidade. Para o parlamentar, a mobilização da comunidade é em prol do bem coletivo.
Para o presidente Sidnei Viola, os parlamentares precisam estar casa vez mais próximos da população. “Podemos desenvolver projetos melhores com a ajuda do povo”. A comunidade agradeceu os parlamentares pela participação na reunião.
Os assuntos abordados no encontro serão discutidos na próxima terça-feira, 7, durante a Sessão Ordinária. Os parlamentares irão apresentar um requerimento e um abaixo-assinado solicitando ao executivo a devolução do Centro para a comunidade. Os edis também pretendem questionar o prefeito, Jaimir Comin sobre os temas.