Em Criciúma, a região central, do São Luiz e da Grande Próspera foram as mais atingidas pelo temporal que atingiu o sul de Santa Catarina no final da tarde desta quinta-feira, 26. Em Criciúma, até o final da noite de ontem, a Defesa Civil já havia registrado pelo menos 18 pontos de alagamento na cidade.
Foram registrados alagamentos em quatro ruas do Centro da cidade. Até mesmo ruas como a XV de Novembro e Princesa Isabel, que não costumam alagar em dias de forte chuva na região, acabaram sendo quase que completamente tomadas pela água.
Confira também - Temporal em Criciúma: mais imagens das ruas alagadas (VÍDEOS)
“Acontece que a quantidade de chuva foi tão intensa, que tiveram pontos que não conseguiram suportar toda essa vazão da água, mas logo em seguida ela acabou se extravasando. Foi muita chuva, em alguns locais a drenagem se comporta até um certo limite e, depois, precisa de um tempo pra fazer essa vazão”, declarou o chefe da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba.
O relatório divulgado pela Defesa Civil destaca que, em 1 hora, o maior acumulado de chuva registrado em Criciúma foi de 57 milímetros, sendo que 42,8 destes ocorreram em somente 15 milímetros - causando os prejúízos.
Borba ainda ressalta que os alagamentos não foram iguais em toda a parte da cidade. “Tivemos alguns pontos onde a situação acabou sendo mais drástica, e medidas deverão ser tomadas ao longo do dia”, pontuou. Segundo ele, os bairros Cristo Redentor, São Luiz e Centro foram os que registraram a maior quantidade de pontos críticos.
Confira também - Depois do temporal, aparecem os estragos (FOTOS)
Em relação a danos em residências, somente um de grandes dimensões acabou sendo registrado, na Rua Afonso Pena, no bairro São Luiz. Lá uma árvore acabou caindo em cima de uma residência, destruindo-a parcialmente. Segundo Dioni, a Defesa Civil ainda irá analisar a estrutura da casa, e os moradores já estão abrigados com parentes.
A chuva ainda acabou alagando outros pontos da cidade como o acesso da Via Rápida e a Rodovia Luiz Rosso. Outra preocupação no momento do temporal foi o nível de alguns rios, que acabaram transbordando, mas que já voltaram a sua normalidade. “Os rios estão normais, com o canal auxiliar com 40% de sua capacidade”, disse Dioni.
Confira, por bairros, as ruas onde foram registrados alagamentos por parte da Defesa Civil:
Centro
Rua Santa Catarina
Rua Princesa Isabel
Rua Joaquim Nabuco
Rua XV de Novembro
Próspera
Via Rápida acesso
Rua Osvaldo Pinto da Veiga
Rua Paraíba
São Luiz
Avenida Santos Sumont
Rua Afonso Pena (queda de árvore)
Pinheirinho
Rua Florêncio Domingos
Rua Conego Anibal Maria di Francia
Rua Adolfo Conder
Cristo Redentor
Rua 1519
Rua Honorina da silva Santana
Quarta Linha
Rodovia Luiz Rosso
Comerciário
Rua desembargador Pedro silva
Santa Bárbara
Rua Domênico Sônego
Vila Floresta II
Rua quinhentos e vinte cinco