Apesar de já ter atingido todos os continentes do globo e ser tido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, o coronavírus não chegou à literalmente todos os países existentes. Ainda há cerca de 40 locais no planeta que não possuem nenhum caso registrado da doença - pelo menos não oficialmente.
A grande maioria dos países sem nenhum registro do COVID-19 são pequenas ilhas relativamente isoladas, com poucos habitantes e sem um grande fluxo de pessoas. Tuvalu, um país da Oceania formado por nove ilhas, é um exemplo, assim como Samoa, Santa Helena e as Ilhas Marshall.
Boa parte desses locais, principalmente as ilhas, são considerados destinos turísticos e, com o fechamento de aeroportos em países de todo o mundo, o movimento de turistas se reduzindo à quase zero.
Há também países em que a ausência de casos registrados de COVID-19 se deve, provavelmente, aos seus regimes fechados. Em um dos grandes regimes repressivos do mundo, o Turcomenistão, a palavra “coronavírus” chegou até mesmo a ser proibida. Já a Coréia do Norte, rodeada por países extremamente afetados pela doença, ainda não oficializou nenhum caso do vírus - o que levanta suspeita sobre a veracidade das informações.
(Fonte: G1)