As chuvas dos últimos dias deram uma leve melhorada para as culturas na região. A previsão é de precipitações abaixo da média para dezembro, a exemplo do que aconteceu em quatro dos últimos seis meses. Porém, apenas nesta terça-feira, 17, a estação meteorológica da Epagri de Urussanga registrou chuva de 19 milímetros. O acumulado do mês ultrapassa os 82 milímetros.
“Aliviou bastante no costão de serra, na barragem, em Urussanga também choveu bastante. Claro que não resolve tudo, ali onde nasce o Rio Araranguá, também no Rio São Bento, tem que chover bem nessa região para abastecer o lençol freático e transbordar para os rios. Vai aliviar momentaneamente essa estiagem. Aos pouquinhos a coisa vai normalizando, não vai chegar ao ideal, mas a coisa vai melhorar”, avaliou o climatologista Márcio Sônego.
A chuva, no entanto, deve cessar na noite desta terça-feira, com o céu abrindo. A quarta-feira deve ser de sol, com a temperatura máxima chegando aos 27°C, mais do que os 24°C registrados nesta terça em Criciúma. O clima segue esquentando até o sábado, quando os termômetros podem registrar até 36°C.
O calor mais intenso no sábado traz a chuva, junto com a chegada de uma nova frente fria à região. Após os 36°C, a precipitação deve chegar à noite, permanecendo no domingo. Para o Sul catarinense, a previsão é de tempo bom, sem chuvas, para o Natal.