O projeto Matemática em Foco da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma encerrou as atividades com avaliação posivitiva das experiências planejadas e executadas durante o ano. Mais de 400 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental foram atendidos por 17 professores em 22 escolas. "Encerramos o ano com uma gincana entre as equipes dos clubes de matemática. Este projeto veio para ficar", prometeu a secretaria municipal de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo.
Estudo e pesquisa, planejamento coletivo, socialização, aplicação e avaliação são as etapas que fundamentaram os trabalhos. "Nós professores, trabalhos coletivamente para tornar o estudo da matemática mais atrativo, fora dos padrões convencionais da sala de aula, com foco no pensamento abstrato e na resolução de problemas", explicou a coordenadora Karine Calegari Mrotskoski.
Cada clube expressou sua razão de existir num escudo e num lema. Foram liderados por professores e professoras que ajudaram os seus alunos a desenvolverem o raciocínio lógico, pensar fora da caixa, buscar novas estratégias e perceber que aprender matemática pode ser um desafio divertido. "Um das atividades da gincana era a caça ao tesouro. Procuramos colocar questões relacionadas aos conteúdos que estudamos com eles nos encontros, como criptografia, planificação do cubo, sequência numérica e quebra-cabeças com palitos", comento a professora Simone da Silva Pereira, da escola Casemiro Stachurski..
Várias ações fizeram parte da programação que tinha como objetivo integrar os alunos, desenvolver habilidades e qualificar o ensino da matemática nas escolas da rede municipal de Criciúma. Dentre elas, treinamento na Universidade Federal de Santa Catarina, desfile de Sete de Setembro, participação em Olimpíadas de Matemática e jogos de integração.
O vídeo Matemática em Foco apresenta um pouco da história dos clubes de matemática e da opinião dos educadores.