A Secretaria Municipal de Educação de Cocal do Sul está disponibilizando desde o início deste mês os Projetos Complementares com aulas de arte musical, língua italiana, violão, canto coral, xadrez e tênis de mesa. De acordo com a secretária de Educação, Ana Paula Teixeira Cechinel, as atividades estão sendo disponibilizadas para os estudantes do ensino fundamental da rede municipal, com objetivo proporcionar novos aprendizados e desenvolver diferentes habilidades de forma lúdica.
O professor de música, Rodrigo Cardoso, avalia que a pandemia é um momento de readaptação com o mundo digital. “No meu caso posso afirmar que é um desafio enorme. Sempre buscamos conteúdos interativos que oportunizem aos alunos novas possibilidades. Dentro de uma linguagem musical, as aulas online oferecem diversas possibilidades”, afirma o professor de música. Segundo ele, existem aplicativos, que de maneira prática oportunizam aos estudantes estudarem, gravarem músicas e criarem clipes, além de conhecerem novos instrumentos musicais.
Para o professor de educação física, Gustavo Amâncio Bonetti Meneghel, que ensina xadrez e tênis de mesa, a nova realidade propõe uma nova forma de ensinar. “O aluno tem a oportunidade de aprender, se divertir, interagir e vivenciar atividades para além do ensino regular”, comenta Gustavo.