Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Cocal do Sul conquista bons resultados na OBMEP

Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas divulgou relação de premiados, e estudantes do município apareceram entre os destacados

Por Redação Cocal do Sul, SC, 09/02/2022 - 14:59 Atualizado em 09/02/2022 - 15:49
Gabriel é aluno da escola Cristo Rei / Fotos: Divulgação
Gabriel é aluno da escola Cristo Rei / Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 16ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2021) divulgou a relação dos alunos premiados. Cocal do Sul conquistou seis menções honrosas no Nível 1 (6º e 7º Anos), sete no Nível 2 (8º e 9º Anos) e nenhuma no Nível 3 (Ensino Médio). A premiação mais importante foi a medalha de bronze conquistada pelo aluno Gabriel Engel de Souza da Silva, do 7º ano da Escola Cristo Rei.

“Eu sempre gostei de matemática, mas não me preparei para a prova. Por isso, eu não esperava nenhuma medalha. Acabei me arrependendo de não ter estudado, pois acredito que poderia ter ido mais longe”, comentou Gabriel. 

A aluna Isabela Elizeu Echamendi estava passando as férias na praia quando recebeu a notícia de que era uma das premiadas com menção honrosa. A mãe Katia Medeiros Elizeu contou que a filha deu um susto na família. Ela saiu do quarto chorando desesperada e quando souberam do motivo choraram juntos comemorando a conquista. “Eu fiquei muito emocionada pois consegui reconhecer que eu realmente tenho potencial, e que se eu me esforçar sei que posso alcançar coisas muito além. Me deu mais motivação para que eu nunca desista da matemática, pois ela abre portas para oportunidades incríveis”, comentou Isabella.

Premiados em 2018

Em 2018, Maria Eduarda Pires e Lucas Westfal, da Escola Cristo Rei, receberam suas medalhas de ouro no Rio de Janeiro. Atualmente, ela estuda Mecatrônica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e ele cursa o terceiro semestre de Matemática Aplicada na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por ter conquistado medalha de prata e ouro em edições passadas, foi convidado para participar do programa Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (CDMC). 

O CDMC foi criado em 2017 com a missão de identificar jovens talentos nas escolas públicas brasileiras, especialmente naquelas não seletivas, com a finalidade de estimulá-los a seguir estudos de graduação e pós-graduação na FGV de maneira a enriquecer o corpo de cientistas e profissionais de avançada formação que o país necessita. “O diretor diz que é um programa de mérito, mas eu considero um programa social. Eles selecionam medalhistas que julgam que deem retorno positivo. Quem aceita tem acesso a um curso pré-vestibular e sendo aprovado recebe ajuda de custo, bolsa integral e moradia no Rio de Janeiro. Ainda não fui para lá porque ainda estamos estudando à distância”, explicou Lucas.

Maria e Lucas, premiados em 2018

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada anualmente desde 2005. A competição tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Os participantes são estudantes das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito