A Câmara de Cocal do Sul aprovou nesta terça-feira (6), por unanimidade, um projeto de lei encaminhado pelo prefeito, Fernando de Fáveri (MDB), que altera a data de um feriado municipal para este ano. O aniversário do município, tradicionalmente celebrado no dia 26 de setembro, passará para 27 de setembro, excepcionalmente em 2024.
O motivo apontado pelo prefeito na justificativa ao projeto de lei é que o dia 26 cai numa quinta-feira. Ao mudar o feriado para o dia 27, uma sexta, a intenção é facilitar a participação dos cocalenses nos eventos em comemoração ao aniversário de emancipação do município.
Esta não é a primeira vez que o feriado municipal muda de data "excepcionalmente". No ano passado, quando o dia 26 caiu numa terça-feira, a data comemorativa foi antecipada para o dia 25.
A data original, de 26 de setembro, é referente ao dia em que foi publicada a lei que tornou Cocal do Sul um município, em 1991, sancionada pelo então governador Vilson Pedro Kleinubing. Em 2024, a cidade completará 33 anos de emancipação, embora a colonização por parte de famílias italianas, polonesas e russas tenha iniciado há mais de 140 anos.