Foram meses de espera, de muito trabalho dos profissionais da saúde e muita luta pela vida. Durante todo o período da pandemia da Covid-19, também esteve presente a expectativa para o desenvolvimento de uma vacina que pudesse trazer de volta o convívio social e os abraços, sem o medo de contrair o coronavírus. Nesta terça-feira, dia 19, as esperanças foram renovadas com a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19, nos primeiros colaboradores do Hospital São José, de Criciúma. A primeira colaboradora a receber a vacina em cerimônia realizada no Salão Ouro Negro, na Prefeitura de Criciúma, foi a técnica de enfermagem que atua há 23 anos no HSJosé, Maria Helena Queiros Pessoa. Desde o início da pandemia ela vem atuando no Pronto Socorro, na linha de frente no combate ao coronavírus.
“Ser escolhida para estar entre as primeiras a serem vacinadas em Criciúma e a primeira funcionária do Hospital São José a receber a imunização é motivo de muito orgulho para mim. Este é um momento histórico. Só peço que Deus continue nos abençoando para salvarmos ainda mais vidas”, garante a técnica de enfermagem, Maria Helena.
No início da tarde desta terça-feira, também foi iniciada a vacinação para os colaboradores e médicos do Hospital São José que se enquadram no grupo prioritário de vacinação (profissionais de saúde que estejam atuando na linha de frente no combate à Covid-19, lotados em UTIs, emergências, clínicas hospitalares, centros de triagem e Unidades Básicas de Saúde, com 50 anos ou mais).
No HSJosé, a primeira médica vacinada foi a dra. Marianne Smaniotto (CRM-6532 | RQE-2879) que atende no Pronto Atendimento e Pronto Socorro. “Todas as pessoas devem ser imunizadas. Este é só o início do controle da pandemia”, reforça a médica.
De acordo com a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi, o início da vacinação renova as esperanças de dias melhores. “A vacinação nos faz acreditar que estamos seguindo o caminho certo. Estamos fortalecendo a esperança em todo o mundo que, com a imunização e a manutenção dos cuidados de higiene e distanciamento social, teremos um ano melhor pela frente e logo estaremos livres da Covid-19”, enaltece a diretora.