Pela quarta vez, o Colégio Marista Criciúma receberá o selo de escola-modelo da Microsoft. Recebem esse título escolas que utilizam a tecnologia e as ferramentas da Microsoft para otimizar as aulas e engajar os alunos no ambiente escolar virtual.
Segundo o diretor do colégio, Adriano Brollo, essas ferramentas tiveram grande importância durante o período da pandemia. “Como temos mais de 100 profissionais que são Microsoft Certified Educator (MCE) e Innovative Educator (MIE), a transição para o modelo de ensino remoto foi mais suave. Não perdemos tanto tempo com a adaptação e pudemos sincronizar todo mundo e trazer novas dinâmicas para as aulas”, conta.
Além das medidas que se fizeram necessárias para o ensino remoto, o uso de tecnologia e aplicativos de produtividade permite que a rotina escolar seja transformada. “Tem vários processos que se tornam mais simples e conectados. A comunicação entre os alunos e os professores é um, mas também a entrega dos trabalhos, gerenciamento dos prazos e o mapeamento das dificuldades dos estudantes, que fica mais fácil”, explica Tiago Roque, analista de Tecnologia Educacional do Marista Criciúma.
Escolas-modelo da Microsoft
O programa Showcase Schools — ou escolas-modelo — da Microsoft tem como objetivo fomentar a cultura da aprendizagem pautada pela inovação e na preparação dos alunos para as habilidades do futuro. Para isso, utilizam um guia de práticas e as próprias ferramentas da empresa de tecnologia.
Para o período 2020-2021, foram contempladas com o selo escola-modelo 325 instituições de 58 países ao redor do mundo.