O último dia de outono promete ser de mais calor no Sul catarinense. O sábado, 20, que marca o começo do inverno, pode ter temperatura ultrapassando os 30°C em Criciúma. Já nesta sexta, último dia completo da estação em que as folhas caem, a mínima foi de 14°C e a máxima pode chegar aos 27°C.
De acordo com o climatologista Márcio Sônego, este foi um outono frio na região. As temperaturas do mês de maio contrariam a tendência mundial. "O mês de maio teve o registro como o mais quente da história mundial, enquanto o nosso foi meio friozinho. A Nasa diz que esse ano foi o mais quente, mesmo sendo de sol fraco e sem ter el niño. A ação humana foi muito relevante", diz Sônego.
Ainda nesta sexta-feira, alguns pontos do litoral sul catarinense chegaram a amanhecer com 19°C. Na Serra, a menor temperatura foi no Morro da Igreja, com 11°C.
Se no sábado o termômetro deve atingir os 30°C em Criciúma, no domingo pode ser o fim do calor mais intenso na região: máxima de 31°C. Na segunda-feira, passa uma frente fria na região, vinda do oceano, e a máxima deve ser de 24°C.
A chuva está prevista para começar na quinta-feira da semana que vem, dia 25, e deve permanecer até a sexta. "A parte do primeiro metro do solo, onde ficam as raízes das plantas, melhorou bastante. Para o manancial, ainda falta água. Em todo o caso, a situação já é bem melhor e mais tranquila", aponta Sônego.