Os 15 prefeitos das cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) assumem nesta sexta-feira, 1º de janeiro, a posse de seus mandatos. Para alguns, esta será a primeira experiência no executivo municipal, enquanto para outros o segundo ou até mesmo terceiro mandato no cargo.
Balneário Rincão
Em Balneário Rincão, o prefeito Jairo Custódio (MDB) se encaminha para o seu segundo mandato consecutivo na Prefeitura Municipal. A reeleição veio com uma votação histórica, uma das maiores de toda Santa Catarina nas eleições de 2020, em que Jairo conquistou 87,02% dos votos ao lado de seu vice, Luiz Laurindo (PSD).
O resultado do prefeito nas urnas é reflexo de uma atuação destacada pela população fixa e também pelos turistas do Balneário, que foi praticamente transformado em menos de quatro anos. No sul catarinense, o Rincão da gestão de Jairo se tornou um ponto de referência com a obra do calçadão, das praças e a revitalização de acessos importantes da cidade.
Cocal do Sul
Já em Cocal do Sul, Fernando De Fáveri (MDB) irá para o seu primeiro mandato como prefeito municipal. Ao lado de Erik Zeferino (PL), o candidato saiu vencedor após uma disputa de pleito acirrada, ficando com 53,25% dos votos totais, 11,25% a mais do que a atual vice-prefeita da cidade, Aninha (PP).
Fernando já foi gerente regional de Saúde e, até mesmo, secretário de Saúde de Orleans. Um dos principais pontos de destaque de suas propostas para Cocal, é justamente a construção de um Pronto Atendimento 24 horas na cidade, que possui somente uma unidade básica de saúde central.
Criciúma
E o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) segue para o seu terceiro mandato como chefe do Executivo de Criciúma. Com 72,36% dos votos totais, Salvaro foi reeleito com uma das votações mais expressivas de todo o estado catarinense, juntamente de seu vice, Ricardo Fabris (PSD).
Esta é a quarta vez que Salvaro vence nas urnas a eleição para prefeito. Em 2012, após seu primeiro mandato, ele acabou não assumindo. Para o próximo ano, Clésio já destaca projetos como a construção de uma nova rodoviária, entre a Via Rápida e o Anel Viário, e até mesmo um novo parque na cidade.
Forquilhinha
Em Forquilhinha, quem irá assumir a Prefeitura Municipal no 1º dia de janeiro é José Cláudio Gonçalves, mais conhecido como Neguinho (PSD). O candidato foi eleito com 48,15%, em uma eleição extremamente acirrada.
Ao lado de Chile (PDT), seu vice, Neguinho prometeu mudanças para o município que começam pelo enxugamento da máquina pública, através da diminuição de secretarias, e também o investimento na área da saúde para diminuição das filas e melhor aquisição de exames e medicamentos.
Içara
A grande vencedora das eleições municipais de 2020 em Içara, e que irá assumir a Prefeitura já nesta sexta-feira, 1, é Dalvania Cardoso (PP). Dalvania saiu vitoriosa em uma eleição extremamente difícil e acirrada, e será a gestora do município pelos próximos quatro anos, ao lado de Jandir Sorato.
Para o município, a prefeita eleita projeta melhorias no atendimento do sistema de saúde, trazendo primeiramente um pediatra para o Hospital São Donato. Além disso, Dalvania destaca a busca por uma identidade em Içara, tanto em sua entrada, com um portal de acesso, como para a atividade econômica.
Lauro Müller
Lauro Müller, pela primeira vez na sua história, será comandado por duas mulheres pelos próximos quatro anos. Nas eleições de 2020, Saionara Bora (MDP) e sua vice Soraya Librelato (PSD) saíram vitoriosas com 50,68% dos votos.
Para o município, Saionara propõe mudanças e investimentos importantes em áreas como mineração, saúde e, sobretudo, um dos grandes destaques de Lauro Müller, o turismo - por conta da Serra do Rio do Rastro.
Morro da Fumaça
Em Morro da Fumaça, Noi Coral (PP) foi reeleito e continuará na gestão do município pelos próximos quatro anos. A votação foi relativamente expressiva e tranquila nas eleições deste ano, 67,96%.
Ao lado de Eduardo Guollo (PP), Noi deve continuar investindo e trabalhando da mesma maneira que vem fazendo nos últimos anos e que consagrou a reeleição, com secretarias e trabalhos extremamente técnicos.
Nova Veneza
Em Nova Veneza, mais uma reeleição. Rogério Frigo (PSDB) continuará no comando do município pelos próximos quatro anos, governando ao lado de seu vice Elzio Milanez (PSD). A vitória e a garantia da reeleição surgiu em uma disputa extremamente acirrada, em que Frigo conquistou 50,80% dos votos - somente 1,60% a mais do que o segundo colocado.
Um dos focos de Frigo para o município nos próximos anos é justamente a questão da saúde, sobretudo, do Hospital São Marcos, que possui um grande potencial. Uma das ideias em relação ao hospital é efetuar uma parceria entre a Prefeitura, as proprietárias do hospital, e a Unesc.
Orleans
O município de Orleans também reelegeu o seu atual prefeito. Jorge Koch (MDB) continuará no comando da Prefeitura e pensando a cidade para os próximos anos, ao lado de seu vice, Mario Coan (PSDB).
Entre as propostas destacadas pelo prefeito para o seu segundo mandato, está atuação conjunta com os servidores públicos, otimizando a máquina pública e tornando-a mais eficiente. Para a saúde, Jorge propõe o programa Limpa Fila, para zerar as filas de espera por cirurgias e atendimentos.
Siderópolis
Siderópolis foi palco da eleição mais acirrada da região carbonífera neste ano. Por 16 votos a mais do que o segundo colocado, Franqui Salvaro (PSDB) acabou sendo eleito o prefeito do município e assumirá o seu primeiro mandato oficialmente nesta sexta-feira, 1, ao lado de seu vice Adriano Teixeira (PSDB).
Entre as propostas defendidas pelo candidato para o município, está a modernização e reorganização da Unidade de Saúde 24 horas de Siderópolis e, também, a instalação de um Parque Industrial na cidade.
Treviso
Valério Moretti (MDB) será o novo prefeito de Treviso pelos próximos quatro anos, e assume o seu mandato logo nesta sexta. Valério foi eleito com 60,02% dos votos, quantidade expressiva vista a quantidade de eleitores do município, e governará juntamente com Valentim Cimolin (MDB), seu vice.
O prefeito eleito definiu como prioridade para Treviso em seu primeiro mandato a saúde, alegando que o setor é um dos mais precários da cidade nos últimos anos. A agricultura também deverá ser um ponto trabalhado por Valério nos próximos anos.
Urussanga
Assim como em Criciúma, Orleans, Nova Veneza, Morro da Fumaça e Rincão, Urussanga também reelegeu o atual prefeito do município, Gustavo Cancellier (PP), que seguirá na gestão da cidade ao lado de seu vice, Nandi (PSD).
O objetivo de Gustavo é fazer com que Urussanga siga crescendo e em busca de desenvolvimento constante. O prefeito terá mais quatro anos para consolidar dois mandatos de sucesso no município.