O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, foi um dos entrevistados do Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, nesta terça-feira, 25. Com o aumento dos casos de Covid-19 neste mês de janeiro, o município fez modificações nos atendimentos médicos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão funcionando para acolhimento de urgência, pacientes crônicos e serviços gerais de enfermagem.
As consultas eletivas foram suspensas pela falta de profissionais nos postos, positivados para o vírus. Atualmente, 150 servidores estão afastados. “Os atendimentos já agendados que não tem urgência, vamos transferir mais pra frente. O número de funcionários das UBS’s está reduzido e o de pessoas que precisam de assistência, aumentando”, disse o secretário de Saúde de Criciúma. As unidades do bairro Primeira Linha e Santa Augusta estão fechadas pelo mesmo motivo.
Na última semana, Criciúma voltou com o TeleCovid, que presta atendimento por meio do WhatsApp, no número (48) 99154-6453. Pessoas com sintomas que sinalizam o vírus e entram em contato, são atendidas por um médico de forma virtual, recebendo atestado médico e encaminhamento para teste antígeno, dependendo do caso. Os prontos atendimentos UPA da Próspera e Centro de Atendimento ambulatorial 24 Horas da Boa Vista, também prestam serviços de emergência.
“O que mais nos preocupa é que estávamos nesse crescimento de contaminados, mas as internações permaneciam baixas, na faixa de quatro a três leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] ocupados. Mas nesse final de semana subiu, tendo 29 internados em enfermaria clínica e 10 em UTI”, acrescentou Acélio Casagrande.
Vacinação de crianças contra Covid-19
Criciúma iniciou a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, na última terça-feira, 18. Conforme informações do Secretário da Saúde ainda durante a entrevista, apenas 400 delas foram vacinadas até o momento atual e a estimativa é atingir 18.500.
A Prefeitura Municipal de Criciúma orienta que os pais ou responsáveis que ainda não levaram a criança para ser vacinada, entrem em contato com a UBS antes de se dirigir ao local, se certificando do andamento das aplicações. Com o número de funcionários afastados, algumas unidades não estão realizando o procedimento.
Ouça a entrevista completa abaixo: