Ricardo Ximenes, candidato a presidente da Coopera, foi entrevistado nesta sexta-feira (12) no programa Adelor Lessa, com o jornalista Enio Biz. Oposicionista, ele tem o apoio do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e de outras lideranças do PSD na região.
O candidato Rogério Feller, da situação, foi entrevistado nessa quinta-feira (11). A eleição será no dia 27 de janeiro, das 8h às 17h, em Forquilhinha, Criciúma e Nova Veneza.
Segundo Ximenes, o plano de gestão da chapa liderada por ele é formado por quatro pilares: transparência, tarifa baixa, redução de custos operacionais e participação do associado. Ele fez críticas ao desvio descoberto em 2021, que atribuiu à falta de transparência, e aos custos da cooperativa que, segundo o candidato, afetam a tarifa.
“A gente tem a energia barata, mas o nosso custo operacional está alto. Trabalhando esse custo operacional, nós vamos conseguir a energia mais barata do Brasil ou a segunda energia mais barata do Brasil. Só para você ter uma ideia, enquanto a inflação do ano de 2021 ficou na casa dos 5%, o nosso custo operacional subiu quase 11%. Em 2022, enquanto a inflação ficou abaixo de 5%, o nosso custo operacional foi na casa de 18%”, disse.
Ouça a entrevista completa: